Brasil que dá certo: duas cientistas brazucas ganham prêmio da UNESCO

Data: 13 de março de 2015

Fonte: Mundo Bit

Link da matéria: http://meiobit.com/312180/duas-cientistas-brasileiras-ganham-premio-da-loreal-unesco/

yayciencia

Thaisa e Carolina

O Prêmio L’Oréal-UNESCO para mulheres na ciência existe desde 1998, e além do prestígio inclui um agrado de US$ 100 mil para cada uma das vencedoras, entre mulheres cientistas do mundo todo que trabalham com ciências da vida ou materiais (sorry, humanas). Também mantém verbas de pesquisa de US$ 40 mil para 15 jovens cientistas, por um período de dois anos.

São 5 grupos geográficas onde as vencedoras são escolhidas: África e Oriente Médio, Ásia-Pacífico, Europa, América Latina e Caribe e América do Norte. Ou seja: o Brasil compete com os outros 521 países da América Latina mais os 7.473 países-ilhas do Caribe, e mesmo assim fazemos bonito.

Este ano são duas brasileiras vencedoras é a Doutora Thaisa Storchi Bergmann, que não poderia competir em mais desvantagem. Além de ser mulher, o que é garantia de que terá que brigar muito pra ser respeitada (Annie Jump Cannon que o diga) ela ousa estudar astrofísica no Brasil, país onde um Deputado dá uma canetada e cancela nossa participação no maior projeto astronômico da atualidade, e onde o maior telescópio do Espírito Santo custa menos que 2 PS4s.

Thaisa é professora do Departamento de Astronomia do Instituto de Física da UFRGS, onde pesquisa buracos negros, estruturas galácticas e matéria escura. São mais de 100 pesquisas publicadas.

Ela conseguiu isso tudo mesmo com as condições precárias da ciência brasileira. O site dela no Instituto de Física da UFRGS por exemplo foi feito pelo datilógrafo da AEB.

Carolina Horta Andrade é formada em Farmácia, com doutorado em Química Medicinal e Computacional, e líder do Grupo de Pesquisa do CNPq LabMol — Laboratório de Planejamento de Fármacos e Modelagem Molecular da Universidade Federal de Goiás, que tem verba pra estagiário de Webdesign.

Carolina_UFG

Ela deve ter odiado fazer essa foto…

Entre outras pesquisas Carolina está estudando o tratamento da leishmaniose, e isso lhe rendeu o Prêmio L’Oréal-Unesco “Talentos Internacionais em Ascensão”, o que significa a coisa que cientistas mais amam: verba de pesquisa.

Parabéns a ambas. Fazer ciência no Brasil é algo complicado, se destacar entre tantas outras cientistas no mundo, é por si só um mérito e tanto. Em nome de todo mundo que é beneficiado com a Ciência, agradeço por não terem se contentado em ser referência mundial em sandália de pneu.

Fonte: Itamaraty.