Goiânia sedia etapa do Mundial de aviões de papel

Data: 19 de março de 2015

Fonte/Veículo: O Popular

Link direto para a notícia: http://www.opopular.com.br/editorias/esporte/goi%C3%A2nia-sedia-etapa-do-mundial-de-avi%C3%B5es-de-papel-1.807162

19/03/2015 05:05 Sebastião Nogueira

Goiânia sediará na terça-feira uma competição aérea. Quem imagina um ambiente cercado por tecnologia e de alcance de poucos abastados se enganou. O nome pode até ser imponente, mas o Campeonato Mundial de Aviões de Papel é democrático e a intenção de quem participará está mais ligada à diversão do que à competição.

Nada de turbinas, computadores, cabines e querosene. Apenas uma folha de papel e técnicas de dobradura para construir um aviãozinho e tentar mantê-lo no ar conforme a categoria escolhida: mais tempo no ar ou maior distância.

O torneio, restrito a universitários, que está em sua fase eliminatória, movimenta participantes em 71 países, e está em sua 4ª edição.

A etapa brasileira envolve 14 cidades. Os cinco melhores brasileiros de cada categoria garantirão seu lugar na final nacional, que será nos dias 7 e 8 de abril, em Brasília, e disputam uma vaga para a final mundial da competição, que está marcada para maio, na Áustria.

Estudantes de publicidade da Universidade Federal de Goiás (UFG), Giovanna Villefort e Lucas Henrique Valentim estão empolgados para a disputa. “Sempre curti fazer aviõezinhos de papel. Agora, mesmo estando mais velho, vou poder fazer e me divertir sem que ninguém me julgue”, comenta Lucas, de 19 anos.

Preocupação

Giovanna tem a mesma idade e sua preocupação com a competição é mínima. “O que mais chamou a atenção foi o evento em si. Dá para a galera vir e se divertir. Estou pensando até em vir fantasiada”, comenta a jovem.

Enquanto isso, a internet, que foi o ponto de partida para descobrirem o evento, serve como base para pesquisas para a composição de seus projetos aéreos. “Imagina se ganharmos do pessoal da Engenharia”, projeta Lucas.(RX)

Regras

- Todas as competições precisam ser realizadas em ambiente fechado, sem vento

- Os aviõezinhos precisam ser feitos com apenas uma folha de papel: tamanho A4 (297×210mm), pesando não mais que 100 g, fornecida pela organização