Mostra Competitiva é marcada pela diversidade

Data: 22 de março de 2015

Fonte/Veículo: Portal Perro Loco

Link direto para a notícia: http://www.perroloco.com.br/noticia/20/mostra-competitiva-e-marcada-pela-diversidade

22.03.15

Por Lucas Xavier

A Mostra Competitiva do Perro Loco 5 promete trazer para o Centro de Cultura da UFG toda a diversidade da América Latina. Com a possibilidade de inscrição pela internet, as inscrições bateram recorde nessa edição com cerca de 460 filmes homologados, vindos de 17 estados brasileiros e 15 países da América Latina, sendo eles Brasil, Argentina, Peru, Uruguai, Cuba, Costa Rica, Chile, Bolívia, Venezuela, Colômbia, México, Equador, Honduras, Porto Rico e Guatemala

Na mostra serão exibidos 50 obras com diversidade estética, temática e até de duração, apresentando filmes que variam de 1 minuto, como “28 Días”, de Melba Natalia, até 40 minutos, de “Falcon”, dirigida por Rafael Perez Boero.

A curadora da Mostra Competitiva, Ludielma Laurentino explica que devido ao número grande de produções, as temáticas abordadas se repetiram. Assim, a curadoria optou por priorizar as que mais se arriscaram. “Procuramos os realizadores que se arriscaram, observando o quanto de experimentação criativa tinha-se dentro de um espaço, pois estamos falando de um filme feito dentro da universidade, onde não se tem obrigação comercial, além de terem um aparato teórico para construir sua própria personalidade”, explica Ludielma.

Os horários de exibição de cada filme foram estrategicamente organizados pelos curadores. De acordo com o organizador da Mostra Competitiva,Vasconcelos Neto, “é essencial fazer uma montagem na ordem dos filmes para criar um clima dentro do cinema, entendendo como o filme deve ser encaixado junto de outros. Os filmes classificados são muito heterogêneos, portanto é importante uma visão que saiba encaixá-los”.

A inovação da quinta edição do Perro Loco está na premiação: o júri escalado para escolher os 7 melhores filmes é quem vai decidir os critérios, sem nenhuma categoria pré-definida. A decisão é aberta aos jurados, com total autonomia e a iniciativa faz parte das particularidades da Mostra Competitiva do festival.

Os jurados responsáveis pela premiação do festival são Fábio Allon, arquiteto, cineasta e atualmente professor de graduação e pós no curso de Cinema da FAP/UNESPAR, André Leão, presidente da ABD (Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas) Nacional e Pedro Novaes, diretor e roteirista de cinema e TV e sócio da produtora audiovisual Sertão Feelms. Eles irão acompanhar a exibição analisando os filmes, intercalando com os debates.

As 50 obras da Mostra Competitiva serão exibidas de terça à sexta no período noturno, a partir das 18h30, e se estenderão até as 22h. No sábado, inicia-se às 14h00. A premiação acontecerá no sábado à noite.

Confira Aqui os filmes selecionados