Perro Loco está de volta

Data: 24 de março de 2015

Fonte/Veículo: O Popular

Link direto para a notícia: http://www.opopular.com.br/editorias/magazine/perro-loco-est%C3%A1-de-volta-1.810435

24/03/2015 05:05

Rute Guedes

Festival de cinema passa a ser realizado na Praça Universitária

Depois de um intervalo de quatro anos, o Perro Loco - Festival de Cinema Universitário Latino-Americano volta a ser realizado em Goiânia. Começando hoje uma maratona com 70 filmes, diversas oficinas e debates, o festival traz produções assinadas por estudantes universitários e também filmes de cineastas consagrados. Com entrada franca, o festival, que prossegue até sábado, neste ano será realizado na Praça Universitária, no Centro Cultural UFG.

A abertura oficial, às 18h30, será seguida da primeira sessão de mostra competitiva. Na programação geral, o destaque é a mostra competitiva, restrita a produções de estudantes, com filmes provenientes , além do Brasil, da Argentina, México, Colômbia, Chile, Uruguai e Venezuela. A curadora Jusceni Rezende adianta que a mostra é bastante diversa na temática e na estética, acrescentando que muita coisa mudou desde o último Perro Loco, sobretudo a diluição das fronteiras entre os gêneros e linguagens. “Tudo mudou em quatro anos, antes a gente olhava para um filme e sabia de qual escola ele era, agora é difícil. Os documentários se afastaram de vez do jornalismo e começaram a formar outros padrões, mais próximos do que vemos em grandes festivais”, diz Jusceni.

Animações, documentários e filmes de ficção estão entre os 14 títulos da mostra paralela. Entre as produções estrangeiras, os curadores destacam o documentário Tú y Yo, dos diretores Oriol Estrada e Natalia Cabral, da República Dominicana, que fala da diferenças sociais a partir da relação entre uma empregada doméstica e sua patroa. A mostra paralela será realizada de hoje a sábado, a partir das 14 horas.

País homenageado desta edição, o Chile será representado pela diretora de extensão da Universidade do Chile, a doutora em Comunicação Audiovisual Paola Labbe, que vai proferir uma palestra sobre a produção cinematográfica chilena, na quinta-feira, às 10 horas da manhã. A programação inclui a exibição do filmeDescomedidos y Chascones, do diretor Carlos Flores, produzida durante o regime militar.

O Perro Loco traz também alguns dos filmes mais premiados da safra recente de produções brasileiras, como o curta-metragem Sem Coração, obra de ficção pernambucana, sobre o amor e o sexo na adolescência, premiada no Festival de Cannes do ano passado. Da Paraíba, vem o curta filme Batguano, do diretor paraibano Tavinho Teixeira.