Plano de Recursos Hídricos será apresentado nesta quinta

Data: 25 de março de 2015

Veículo: Portal Goiás Agora

Link direto para a notícia: http://www.goiasagora.go.gov.br/plano-estadual-de-recursos-hidricos-sera-apresentado-nesta-quinta/ 

 

 

Nesta quinta-feira, dia 26, a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos, em parceria com a Saneago, apresentará o Plano Estadual de Recursos Hídricos, o maior diagnóstico já realizado sobre os recursos hídricos em Goiás.

O evento contará com as presenças da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira e do titular da Secretaria, Vilmar Rocha. Também serão lançados os editais do Programa Produtor de Água e do Fundo Estadual de Meio Ambiente, entre outras ações. O pacote de medidas será anunciado às 10 horas no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia.

 

Cadastramento e remuneração

Até agora, nas duas sub-bacias foram identificados 82 produtores que podem participar do programa. Para isso, o produtor terá que se cadastrar junto à Emater. O cadastramento poderá ser feito a partir deste dia 26, por um período de três meses, prazo que poderá ser prorrogado por mais três meses, para atender os que não tiverem conseguido reunir a documentação necessária.

A remuneração dos produtores será proporcional ao serviço ambiental prestado por cada um e vai depender das matas preservadas, reservas legais e Áreas de Proteção Permanentes (APPs) como topos de morros, nascentes e margens de rios, além da implementação de boas práticas agropecuárias na propriedade. O pagamento será feito pela Saneago por um período de cinco anos e só será liberado depois que a recuperação ambiental da propriedade for devidamente atestada pelaUnidade Gestora do Projeto (UGP).

A UGP é formada por representantes da Saneago, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos, Emater, Faeg, ANA, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Secretaria de Educação, UFG, Ministério Público e Agetop.

 

Histórico

Formalizado em junho de 2013, o programa visa garantir água em quantidade e qualidade para o abastecimento de Goiânia e Região Metropolitana, apoiando, orientando e certificando projetos que reduzam a erosão e o assoreamento dos mananciais, que promovam a recarga e a retenção de água no solo e protejam as nascentes.