Professor da UFG é vítima de doença rara do carrapato

Data: 27 de março de 2015

Fonte: O Popular

Link da matéria: http://www.opopular.com.br/editorias/cidades/professor-da-ufg-%C3%A9-v%C3%ADtima-de-doen%C3%A7a-rara-do-carrapato-1.813798

Após a confirmação de que um professor de Agronomia foi diagnosticado com a febre maculosa, uma doença infecciosa de difícil diagnóstico, as secretarias de Saúde de Goiânia e de Goiás iniciaram ações de controle e prevenção junto as Escolas de Agronomia, Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás, no Câmpus Samambaia.

Rara em Goiás, com um histórico de apenas quatro casos confirmados, a doença tem sintomas muito semelhantes à dengue e à febre chikungunya. Ela é provocada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida ao homem principalmente pela picada do carrapato-estrela, caso ele esteja infectado. O inseto costuma se alojar em animais como cavalos e capivaras. A região onde se encontra as escolas é habitat natural de capivaras.

Hoje à tarde servidores, alunos e professores dos cursos de Agronomia, Zootecnia, Veterinária, Engenharia de Alimentos e Engenharia Florestal, que fazem aulas em campo vão participar de  uma palestra sobre a febre maculosa quando serão repassadas informações sobre sintomas, cuidados preventivos e sobre as ações que a UFG  vem realizando para controlar a proliferação de carrapatos-estrela.