Conversa descontraída marca o lançamento do livro de Zeca Baleiro

Comunidade Exkola - 15/12/2010

Conversa descontraída marca o lançamento do livro de Zeca Baleiro

 

O teatro do Centro Cultural da UFG foi palco, na noite desta segunda-feira (13-12), do lançamento do livro do cantor Zeca Baleiro e ilustrador Roger Mello, A vida é um souvenir made in Hong Kong. A obra faz parte da coleção Artexpressão da Editora UFG, uma coleção que destina-se aos interessados no universo das artes, com livros com tratamento gráfico diferenciado, formatos e papéis variados. Cerca de 300 pessoas, entre professores, servidores da UFG e estudantes estiveram presentes para conferir o lançamento.

De acordo com o professor André Barcelos, do Centro Editorial Gráfico (Cegraf) da UFG, a ideia surgiu há dois anos atrás quando o cantor veio à Goiânia divulgar seu trabalho. Instigado pelo teor das canções de Zeca, a maneira como o maranhense faz críticas à sociedade e à maneira como até mesmo os sentimentos são colocados como mercadoria, André Barcelos decidiu transformar essas palavras em um material lúdico, que materializasse as ideias do cantor.

Para isso, a Editora UFG entrou em contato com o ilustrador e autor de livros infantis Roger Mello, que aceitou o desafio proposto de reunir uma coletânea de canções de Zeca Baleiro em um songbook, que fosse mais do que um livro de canções. Dois anos após os primeiros contatos, Roger Mello e Zeca Baleiro trouxeram ao público uma “caixa mágica”, contendo 22 composições dispostas em três livros inusitados, sendo um deles uma caixa de remédio, acompanhados de ilustrações e uma lagartixa de borracha, dentro de uma caixa de acrílico laranja fluorescente.

Para Zeca Baleiro, o livro celebra 13 anos de carreira bem sucedidos, com músicas versáteis, passando do rock ao pop, mas sempre com um olhar crítico sobre a sociedade. “Muitas músicas utilizadas nesse livro pertencem ao meu segundo álbum, onde falo de pessoas que reagiam contra o sistema, como Luiz Melodia ou Baudelaire”, explica o cantor. Sobre sua formação, Zeca falou que sempre ouviu muito rádio e isso lhe permitiu conhecer diversos compositores, influenciando significativamente sua carreira. Ele destacou a importância de trazer a canção popular para o ambiente acadêmico, já que a universidade deve ser um espaço de manifestações culturais e não apenas um distribuidor de diploma.

Roger Mello usou e abusou dos seus traços marcantes na construção do projeto, com cores fortes e quentes como rosa e laranja fluorescente, em um projeto lúdico que se destaca em meio a outros livros. Segundo o ilustrador, a caixa mágica representa uma banca de camelô, onde é possível encontrar qualquer coisa que se imagine. “Hoje em dia, um artista deve ser assim também, completo”, afirma Roger Mello. Quanto às cores fortes, o ilustrador explica que é uma citação à arte pop e contemporânea, e um desafio ao uso dessas cores, associadas constantemente ao mau gosto.

O reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, agradeceu a confiança de Zeca Baleiro em depositar sua obra nas mãos da Editora UFG e acredita que lançamentos como esse colocam a editora da universidade na posição de destaque que merece, demonstrando sua capacidade de realizar qualquer projeto. Foi com o lançamento do livro que a Editora comemorou os 50 anos da UFG, completos nesta terça-feira (14-12).

Ao fim do lançamento, Roger Mello pediu à Zeca Baleiro que lesse uma das composições do livro. Escolhendo aleatoriamente, o cantor leu Mundo dos Negócios, dividindo com o público versos que falam de amor e desilusão, antes de autografar os livros do público presente.

E a lagartixa? O objeto foi, sem dúvida, o motivo de maior discussão. Roger Mello explica que a lagartixa foi usada como forma de ilustração da banca de camelô, onde se encontra tudo. Zeca Baleiro brinca e diz que, na verdade, a ideia da lagartixa foi de André Barcelos, formado em Ciências Biológicas. Mas, a brincadeira com a lagartixa foi apenas mais uma no bate-papo descontraído entre artistas e público, que marcou o lançamento de A vida é um souvenir made in Hong Kong.

Fonte: Universidade Federal de Goiás

Autor: Illa Rachel