Encontro Reune gestores das Escolas de Tempo Integral

Notícias de Goiás/Goiás Agora, 22 de novembro de 2010

A Secretaria de Estado da Educação - Seduc realiza a segunda etapa do Encontro de Gestores das Escolas Estaduais de Tempo Integral - EETI. O evento começou ontem e vai até quarta-feira, dia 24, no Golden Dolphin Hotel, em Caldas Novas. A secretária Milca Severino participou da solenidade de abertura. O encontro reune os 240 diretores e vice-diretores das 120 escolas de tempo integral do estado de Goiás.

Hoje, as atividades começaram com a palestra A escuta diferenciada das paisagens: visual, sonora e sócio-relacional da EETI, feita pela professora Sandra Rocha do Nascimento, da Universidade Federal de Goiás - UFG. Na sequência, os gestores discutem o tema Gestão Escolar como palestrante o professor Antônio Evaldo Oliveira, da Pontifícia Universidade Católica - PUC Goiás, que fala da Gestão Escolar: novos olhares, novas abordagens, novos tempos e espaços de aprendizagem. À tarde, os participantes se reúnem em cinco Grupos de Trabalho para estudos de casos.

Amanhã, a primeira palestra começa às 8 horas, com o professor Ricardo A. G. Teixeira, da UFG, sobre o tema Os Desafios da Gestão no Processo da Inclusão Escolar. Às 10 horas, a palestrante será a professora Iara Barreto, da Secretaria da Educação, que vai falar da Saúde e Prevenção na Escola. À tarde, a coordenadora de Desenvolvimento e Avaliação da Seduc, Edvânia Braz Teixeira Rodrigues, vai falar das Diretrizes Operacionais 2011 para as Escolas de Tempo Integral. Às 16 horas, o professor Rodrigo Fideles Fernandes, da Fanap, apresenta os Desafios da Gestão Escolar: a Arte como Processo de mediação e sensibilização.

No último dia, os participantes apresentam os resultados dos estudos de casos, a partir das 8h. Às 10h, a coordenadora do Ensino Fundamental da Seduc, professora Maria Luiza Bretas, falará sobre o tema EETI 2011 – Implantação, Implementação e Perspectivas para os Próximos Anos, fechando o ciclo de palestras. O encerramento do encontro está previsto para o meio dia.