Grupo GYN Câmara é o destaque da Aldeia Cruviana nesta quinta-feira

BV News/Notícias de Roraima, 14 de outubro de 2010

O projeto Sonora Brasil, desenvolvido pelo Sesc em todo o país, traz a Boa Vista o quarteto goiano GYN Câmera, para única apresentação nesta quinta-feira, 14 de outubro, às 20h, no Teatro Jaber Xaud, do Espaço Cultural Amazonas Brasil, no Centro de Atividades Sesc, no Mecejana. O evento é gratuito e faz parte da programação da Aldeia Cruviana, que teve início no último sábado, 09, e vai até o próximo sábado, 16.

O grupo tem como integrantes Ângela Barra (voz), Billy Geier (viola e violino), Eduardo Meirinhos (violão) e Sidnei Maia (flauta), e foi formado especialmente para esta edição do projeto Sonora Brasil tendo como propósito a apresentação de duetos, solos e obras para Canto compostas por Santoro e Guerra-Peixe.

A base do grupo é formada por músicos professores da Universidade Federal de Goiás (UFG) reconhecidos como importantes divulgadores da música de concerto e como formadores das novas gerações de músicos na região. Completam o grupo, músicos que desenvolvem sólida carreira como solistas e como integrantes de orquestras e conjuntos de câmera em Brasília-DF.O diferencial do grupo goiano foi introduzir o canto em suas apresentações, com poesias de Vinicius de Moraes e Élson Faria. Viola, violino, violão e flauta completam os solos e duetos do Conjunto GYN Câmera.

Projeto Sonora Brasil

O Projeto Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais é um projeto temático que tem como objetivo desenvolver programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil.

Em sua 13ª edição o projeto apresenta como tema Música Brasileiro do Século XX – A obra de Claudio Santoro e Guerra-Peixe. Esses dois compositores cumpriram importante papel na estruturação das bases da música erudita contemporânea no Brasil a partir da relação que mantiveram com o Movimento Música Viva, que a partir de 1939 movimentou a cena musical do país sob a liderança de H. J. Koellreutter, com o objetivo de estudar e difundir o dodecafonismo, técnica de composição que naquela época representava a vanguarda musical na Europa.

O repertório busca mostrar a evolução de suas obras, confrontando o período em que se dedicaram ao dodecafonismo com o período posterior, o nacionalismo, em que buscaram valorizar elementos da música genuinamente brasileira.

Cumprindo sua missão de difundir o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra de fundamentação artística não-comercial, o Sonora Brasil consolida-se como o maior projeto de circulação musical do Brasil.

Em 2010 são 340 concertos, a maioria em cidades distantes dos grandes centros urbanos. A ação possibilita às populações o contato com a qualidade e a diversidade da música brasileira, e contribui de forma significativa para o conjunto de ações desenvolvidas pelo SESC com vistas à formação de plateia. Para os músicos, propicia uma experiência ímpar, colocando-os em condição privilegiada para a difusão de seus trabalhos e o consequente estímulo a suas carreiras.

Aldeia Cruviana

A Aldeia Cruviana teve sua abertura no último sábado, 09, no Tepequém, com a apresentação do espetáculo “Os meninos verdes de Cora Coralina, da Cia Voar Teatro de Bonecos (DF), e a realização de oficinas e exposição de artes plásticas. O evento continua o longo da semana no Centro de Atividades Sesc, no Mecejana.“É um ambiente de discussão, debate, pesquisa e difusão nas mais variadas linguagens artísticas, possibilitando uma imersão cultural, uma observação do quadro da produção artística local, provocando uma discussão sobre essa mesma produção em confronto com as produções regionais e nacionais, trazendo como resultado um panorama abrangente de nossa realidade”, afirma a supervisora de cultura do Sesc e coordenadora do evento, vera Vieira.

Em seu segundo ano, a Aldeia Cruviana já vai se consolidando como o maior evento cultural do Estado, trazendo uma miscelânea de eventos de todas as vertentes e reunindo desde artistas populares a profissionais de várias áreas.