Produção de resíduos por habitante permanece estável nos últimos anos

Produção de resíduos por habitante permanece estável nos últimos anos

Maria José Silva

Apesar de o consumo de bens e o volume de lixo domiciliar estar crescendo de forma avassaladora, o índice de resíduo gerado por habitante permanece estável nos últimos anos. Pesquisas realizadas pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais demonstram que a taxa per capita de lixo produzido por habitante por dia em Goiânia tem permanecido em torno de 1 quilo. Em 2000, por exemplo, cada morador da cidade gerou 1,17 quilo de resíduos diariamente. Em 2008, conforme o estudo da Abrelpe, foi 1,14 quilo (veja quadro).

Para o coordenador do Núcleo de Resíduos Sólidos e Líquidos da Faculdade de Engenharia Civil da Universidade Federal de Goiás, Eraldo Henriques de Carvalho, a manutenção da taxa per capita de lixo produzido em Goiânia está relacionada à conscientização das pessoas em adotar práticas que proporcionam a reciclagem dos resíduos. “Reparo que empresas, condomínios e a população, de maneira geral, têm se preocupado em separar o lixo orgânico do reciclável para a coleta seletiva”, sublinha. Apesar disso, Eraldo Henriques aponta a necessidade de o poder público realizar mais campanhas educativas sobre o assunto.

A coleta seletiva de lixo foi implantada na capital em outubro do ano passado. Equipes da Companhia Municipal de Urbanização de Goiânia passam uma vez por semana em todos os bairros da cidade para coletar o lixo reciclável. Além disso, existem 140 pontos de entrega voluntária espalhados em diversos setores. Em outubro foram coletadas 400 toneladas de resíduos pela coleta seletiva. Em novembro, a quantidade passou para 530 toneladas e em dezembro, para quase 700 toneladas. Wagner Siqueira diz que o programa o objetiva implantar a cultura da coleta seletiva em Goiânia.