Mulheres orientadas sobre câncer de mama

O Hoje, 31 de outubro de 2010

Com a estimativa de que até o fim do ano 1.070 novos casos de câncer de mama devem ser diagnosticados em Goiás, o Instituto Avon realizou ontem a 9ª edição da campanha “Um Beijo pela Vida”, com o objetivo de conscientizar as mulheres da importância do auto-exame e do diagnóstico precoce da doença. Estande foi montado no Araguaia Shopping para receber as interessadas. Panfletos, brindes, exames e outros materiais educativos sobre a doença foram distribuídos pelas revendedoras, gerentes e executivas da empresa.

Cerca de 80 pessoas orientaram as mulheres que entraram no estande em busca de mais informações sobre o câncer de mama. Desse total, participaram da campanha dez estudantes da faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG), além de psicólogos.

Segundo a responsável pela campanha e gerente de vendas da Avon em Goiás, Waleska Bernardes, 33, essa foi a primeira vez que o instituto realizou o evento no shopping. Em anos anteriores, a campanha esteve em hospitais e associações parceiras. “A receptividade tem sido surpreendente, porque muitas mulheres querem saber mais sobre a doença, querem se informar para se prevenirem. Aqui, além de tirarmos as dúvidas, podemos ajudar a encaminhar a pessoa para um exame clínico”, afirmou.

A advogada Ivani Antônia de Oliveira Siqueira, 47, estava no shopping à espera de seu filho que chegou de São Paulo. Ao passar perto do estande, ela quis se informar melhor sobre a prevenção e relatar que realiza o exame médico desde os 40 anos. “A última tomografia que fiz foi há oito meses. Estou com o retorno marcado no mês que vem. Acho importante me prevenir o quanto antes, porque muitas mulheres não percebem quão grave é a doença se ela for detectada tarde”, disse.

Essa semana, o O HOJE adiantou que o Instituto Nacional do Câncer (Inca) prevê mais mil novos casos diagnosticado de câncer de mama no Estado. A média é de 90 novos casos por mês em Goiás, sendo 30 deles somente em Goiânia. O Banco de Dados do Sistema Único de Saúde (Datasus) revela que o câncer de mama pode levar 39% das mulheres doentes à morte em consequência do diagnóstico tardio. Mas se detectado precocemente, chances de cura da doença pode chegar a até 90%.
 
“Por isso o objetivo desse evento é conscientizar as mulheres a se prevenirem, a fazer o exame em casa mesmo, a levarem o material educativo para casa e se informarem”, disse Waleska. (Marina Dutra)