UFG - Vencedores do Prêmio Capes de Tese são agraciados em Brasília

UFG - Vencedores do Prêmio Capes de Tese são agraciados em Brasília

Portal Planeta Universitário, 09 de dezembro de 2010

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com a Fundação Conrado Wessel (FCW), entregou na noite desta terça-feira, 7, os prêmios e grandes prêmios Capes de Tese 2009, referente às teses defendidas em 2008. Em sua quarta edição, 399 teses concorreram e 43 foram premiadas, sendo uma por área do conhecimento. Os autores das teses recebem certificado, medalha e bolsa de pós-doutorado no país por um ano. Já os orientadores recebem certificado e auxílio equivalente a uma participação em congresso no país.

Rafael Dias Loyola, professor da Universidade Federal de Goiás, que realizou seu doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foi contemplado com o Grande Prêmio no conjunto das grandes áreas Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias. A tese "Priorização de ecorregiões para a conservação de vertebrados terrestres" aborda questões biológicas, ecológicas e econômicas para a formulação de propostas viáveis acerca da conservação de espécies. "Ganhar este prêmio é uma sensação indescritível, um super reconhecimento do trabalho. É um dos melhores incentivos que um recém-doutor pode ter. A intenção agora é continuar trabalhando com as duas linhas de pesquisa que foram abertas a partir da tese. Quero usar a bolsa de pós-doutorado para fazer trabalhos com pessoas que também trabalham com essas linhas de pesquisa." O professor já havia ganho o prêmio na área de Ecologia.

Vários outros professores e alunos da UFG receberam o prêmio em suas áreas: a professora Ana Elisa Bauer de Camargo Silva, da Faculdade de Enfermagem, é destaque na área de Saúde com a tese defendida na USP, o professor Wendell Karlos Tomazelli Coltro também recebeu o prêmio por sua tese na área de Química, defendida na USP de São Carlos. Já o estudante do doutorado em Agronomia da UFG, Cláudio Takao Karia, recebeu menção honrosa por sua tese.

Prêmio Capes de Tese
O Prêmio Capes de Tese foi instituído no ano de 2005, com objetivo de outorgar distinção às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação. São considerados na seleção os quesitos originalidade, inovação e qualidade. A quinta edição do Prêmio Capes, referente às teses defendidas em 2009, já conta com 426 teses inscritas. A premiação está prevista para ocorrer no primeiro semestre de 2011.

Fonte: ASCOM/UFG