Vestibulando deve sair cedo de casa

O Popular, 20 de novembro de 2010

Vestibulando deve sair cedo de casa

Vestibular da UFG será realizado no mesmo dia em que será aplicado o enade, o que aumenta risco de tumulto no trânsito

Deire Assis

A Universidade Federal de Goiás (UFG) aplica hoje as provas da primeira etapa do seu vestibular. Inscritos à seleção, mais de 34 mil candidatos, que podem encontrar certa dificuldade para se deslocar até os locais dos exames. Isso porque também serão aplicadas pelo Ministério da Educação, neste domingo, as provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), este último voltado para a avaliação da qualidade dos cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior no Brasil.

Em entrevista ao POPULAR na sexta-feira, a pró-reitora de Graduação da UFG, Sandramara Matias Chaves orientou os vestibulandos a sair com bastante antecedência de casa. Quem vai precisar utilizar o transporte coletivo deve ficar ainda mais alerta quanto ao horário de fechamento dos portões. As provas do processo seletivo da Federal serão aplicadas a partir das 13 horas, mesmo horário em que terá início os testes do Enade. Desse modo, a possibilidade de tumulto nas ruas e avenidas da capital é grande.

De acordo com a pró-reitora, os portões das unidades onde serão realizadas as provas estarão abertos a partir do meio-dia. Conferir antes o melhor trajeto de acesso aos locais de prova pode ajudar.

Enem


Segundo os dados da UFG, 50% dos candidatos inscritos no processo seletivo 2011-1 optaram por aproveitar o a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010 na hora de compor a média final. Os problemas envolvendo, mais uma vez, a aplicação do Enem, segundo a UFG, não interferirão nos cálculos da média dos candidatos aprovados para a segunda fase do concurso da Federal, o maior da história da instituição em número de inscritos.


Dos 34 mil vestibulandos, quase 10 mil integram o Programa UFG Inclui, o programa de cotas da instituição. Os candidatos responderão nesta primeira fase 90 questões objetivas. Hoje, serão aplicadas provas de Biologia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Matemática e Física.

A segunda etapa do processo seletivo 2011-1 da UFG acontece nos dias 12 e 13 de dezembro, quando serão aplicadas as provas correspondentes à escolha do curso pelo candidato, além da prova de redação. Nesta fase, as questões são discursivas e possuem conteúdo interdisciplinar.