UFG realiza vestibular recordista amanhã

O Popular, 20 de novembro de 2010

Mais de 34 mil candidatos se inscreveram. Vestibulando deve ter atenção com os horários

Mais de 34 mil candidatos deverão fazer, neste domingo, a primeira etapa do vestibular da Universidade Federal de Goiás (UFG). As provas terão início às 13 horas e os locais onde serão aplicadas podem ser consultados no sitewww.vestibular.ufg.br. O processo seletivo ocorre no mesmo dia em que também serão aplicadas as provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), pelo Ministério da Educação (MEC), para avaliar a qualidade dos cursos de ensino superior, o que merece atenção por parte dos vestibulandos, conforme orientação da pró-reitora de Graduação da UFG, Sandramara Matias Chaves.

"É bom sair mais cedo de casa e conferir, antes, qual é o melhor trajeto. Por ser domingo, principalmente quem utiliza o transporte coletivo pode enfrentar dificuldades", alerta, lembrando que a prova terá duração de cinco horas e os portões de acesso às salas estarão abertos ao meio-dia. O vestibulando também deve ficar atento com a alimentação, para evitar imprevistos (veja quadro).

Disputa histórica

O vestibular 2011-1 é o maior da história da UFG, no que diz respeito ao número de
 inscritos. Mais uma vez, o curso de Medicina é o mais concorrido, com 5,5 mil inscrições homologadas - 50 candidatos disputarão cada uma das 110 vagas oferecidas. A graduação é oferecida apenas na capital, onde também estão os outros cinco cursos mais concorridos: Engenharia Civil (34 candidatos por vaga); Direito Matutino (28 por vaga); Direito Noturno (24); Psicologia (21); e Arquitetura e Urbanismo (19).


No atual processo seletivo, a UFG oferece um total de 5,3 mil vagas, assim distribuídas: 3.348 em Goiânia; 904 em Catalão; 900 em Jataí; e 150 na cidade de Goiás.

Entre os inscritos, 18,7 mil (quase 50% dos candidatos) optaram pelo aproveitamento da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010 para a composição da média final - segundo informou ao POPULAR a pró-reitora de Graduação, Sandramara Chaves, os problemas envolvendo o Exame, nas últimas semana, não irão interferir no processo, já que a nota só será considerada entre os aprovados para a segunda etapa, que tenham feito essa opção.

No domingo, quando ocorre a primeira fase do vestibular da UFG, os inscritos - dos quais 9.446 pelo Programa UFG Inclui, o programa de cotas da universidade - farão uma prova com 90 questões objetivas, envolvendo conteúdos de Biologia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Matemática e Física. A prova, nesse caso, é comum a todos os cursos.

Já a segunda etapa do vestibular 2011-1 da Universidade Federal de Goiás está marcada para os dias 12 e 13 de dezembro e tem provas que variam por grupo de curso, com questões discursivas de caráter interdisciplinar. Nessa fase também será realizada a prova de Redação.