Goiânia sedia Congresso Brasileiro de Tomate Industrial

 

Eficiência, Competitividade e Qualidade é o tema do IV Congresso Brasileiro de Tomate Industrial, que ocorre paralelamente ao II Seminário de Tomate de Mesa e à IV Feira de Produtos e Serviços, no Centro de Convenções de Goiânia, nos dias 17, 18 e 19 de novembro. O evento é um importante referencial para o aprimoramento técnico e científico da produção, fabricação e distribuição do tomate industrial.

O Congresso é destinado à toda a cadeia produtiva do tomate industrial, profissionais e estudantes que atuam na área, instituições de pesquisa, universidades, órgãos públicos, consultores, produtores, empresários, investidores e ainda segmentos de apoio, como logística, armazenamento, classificação e certificação. Neste ano, a organização espera superar a edição de 2009, que recebeu 600 pessoas. As inscrições podem ser feitas pelo www.congressotomate.com.br até o dia 15 de novembro. O Centro de Convenções fica na Rua 4, nº 1.400, Quadra 73, no Centro de Goiânia.

Goiás é hoje o maior produtor brasileiro de tomate industrial. Disponibilidade de mão de obra e clima favorável, entre outras vantagens, favoreceram o investimento de indústrias produtoras de tomate em Goiás, levando o Estado a esta posição. Desde o ano de 2000, o setor tem evoluído significativamente, o que impulsiona investimentos em debates, encontros, eventos e reuniões, a fim de gerar avanços para a economia do Estado, do País e do mundo.

O Congresso será nos dias 17, 18 e 19 de novembro, no Centro de Convenções de Goiânia, e vai contar com palestras, mesas redondas, debates e minicursos, com temas atuais e de importância para o setor. Além de palestrantes renomados do Brasil, convidados internacionais como Cosme Argerich, da Argentina, e Robert Gilbertson, dos Estados Unidos, vão participar do grande destaque do Congresso, que é o painel Panorama da Cadeia Produtiva do Tomate Industrial na América do Sul. No dia 17, começam os minicursos, em dois turnos: das 10 às 12 horas e das 14 às 16 horas, com duração de seis horas.

Feira de Produtos e Serviços
Empresas, entidades e instituições vão expor seus produtos em uma área de 1.100 metros quadrados. Os participantes vão poder trocar experiências, o que pode levar ao progresso dos empreendimentos e aumento da rede de relacionamentos, agregando valor aos negócios.

Seminário Nacional de Tomate de Mesa
No dia 18 de novembro começa o Seminário Nacional de Tomate de Mesa, com programação a partir das 11 horas. O seminário passou a fazer parte do Congresso em 2009, quando houve interesse do público por palestras sobre tomate de mesa.

São responsáveis pela realização a Win Central de Eventos, Embrapa Hortaliças, Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Seagro, Agência Goiana de Defesa Agropecuária - Agrodefesa, Associação Brasileira de Horticultura - ABH, Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás - Faeg e Universidade Federal de Goiás - UFG.