História da UFG

História da UFG - artigo de opinião

O Popular, 17/12/2010


A história da Universidade Federal de Goiás se confunde com a história de muitas pessoas diretamente vinculadas à instituição, professores, estudantes e servidores técnico-administrativos. Mas é, sobretudo, uma história entrelaçada com a sociedade goiana, que lutou pela sua criação. Especialmente, é a história daqueles abnegados que não mediram esforços para concretizar o sonho de fundar uma instituição de ensino superior pública em Goiás. Foi resultado do esforço obstinado e do idealismo de seus fundadores a assinatura, por Juscelino Kubitschek, da Lei 3.834-C que autorizava a criação da UFG. Naquele 14 de dezembro de 1960, abria-se para o Estado de Goiás um horizonte novo.

Hoje, a UFG é referência em ensino, pesquisa, extensão e cultura em todo o Centro-Oeste. São milhares os profissionais de todas as áreas do conhecimento que, graduados e pós-graduados na UFG, atuam e transformam a realidade local e regional, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico. A cada dia, cresce a sintonia e a interação da universidade com a sociedade, sobretudo por meio de seus programas de extensão e de seus esforços de pesquisa aplicada.

No ano do seu cinquentenário, a UFG tem muito a comemorar. Integrante do sistema federal de ensino superior vem se fazendo reconhecer cada vez mais no cenário nacional como uma grande universidade. São mais de 21 mil estudantes na graduação nos câmpus de Goiânia, Catalão, Jataí e Goiás. A criação de 52 novos cursos, a partir de 2007, exigiu uma significativa expansão da área física e já contabilizamos um crescimento de 40% da área construída, em relação ao ano de 2006. Até 2012 esse crescimento chegará a 100%, considerando-se os acordos já firmados com o MEC.

O quadro de docentes efetivos somará, até 2012, aproximadamente 1,2 mil novos professores. Na pós-graduação, o crescimento tem sido acentuado, sendo que apenas nos últimos cinco anos foram criados mais de 20 programas de mestrado e doutorado.

As atividades de extensão e cultura registraram, também nesse período, um crescimento de 300% no quantitativo de projetos em execução e adquiriram mais solidez com o funcionamento regular do Cine UFG, a construção do Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal e a inauguração do Centro Cultural UFG. Hoje comemoramos o primeiro aniversário da TV UFG, canal 14 UHF. Ainda merecem destaque a ampliação da assistência estudantil e a criação do programa de ações afirmativas UFGInclui.

Os progressos alcançados recentemente devem-se, em grande medida, ao cenário nacional favorável às universidades federais e ao estreitamento da relação da UFG com órgãos governamentais, de todas as esferas, e com os parlamentares goianos. A interlocução sistemática com os deputados federais e senadores possibilitou o melhor encaminhamento dos projetos institucionais, como por exemplo, a construção do novo Hospital das Clínicas que conta exclusivamente com recursos de emendas ao Orçamento da União propostas pela bancada federal. O diálogo permanente com o governo do Estado e prefeituras permitiu a efetivação de importantes parcerias e com os deputados estaduais viabilizou relevantes conquistas, especialmente a garantia da destinação de recursos da receita estadual para a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás.

Entretanto, há muito o que fazer. Ampliar as oportunidades de acesso ao ensino superior de qualidade é uma questão estratégica para uma nação que se anuncia como uma das cinco anos. Da mesma forma, a interiorização deve continuar, o que permitirá uma maior igualdade de oportunidades para os nossos cidadãos. Para tanto, devemos pensar de forma efetiva na ampliação da UFG para as Regiões Norte e Nordeste do Estado bem como para o Entorno do Distrito Federal. A presença da UFG servirá de referencial de qualidade, influenciando positivamente as demais instituições de ensino superior que se instalarem nessas regiões. A consolidação definitiva da pós-graduação com cursos de doutorado de nível internacional é outro desafio que está muito próximo de ser alcançado.

A UFG fez-se uma instituição pública de ensino superior tal como se imaginou. Esperamos continuar contando com o apoio de todos os goianos para contribuir de forma efetiva para uma sociedade mais desenvolvida, justa e inclusiva, e menos desigual.

Edward Madureira Brasil é reitor da Universidade Federal de Goiás