Sonora Brasil promove apresentação do Conjunto GYN Câmera, de Goiás, em Passo Fundo

Agência de Notícias Fecomércio, 03 de dezembro de 2010

Sonora Brasil promove apresentação do Conjunto GYN Câmera, de Goiás, em Passo Fundo

Mais um grupo chega ao Rio Grande do Sul para integrar a circulação local de 2010 do projeto Sonora Brasil Sesc. Desta vez, ele vem de Goiás e foi formado especialmente para esta edição do projeto com o propósito de apresentar duetos, solos e obras para canto compostas por Claudio Santoro e Guerra-Peixe. Entre os municípios que integram a turnê do chamado Conjunto GYN Câmera está Passo Fundo. Na cidade, a apresentação acontecerá no dia 5 de dezembro, às 20h, no Teatro do Sesc (Av. Brasil, 30). A entrada é franca.

A base do grupo é formada por músicos professores da Universidade Federal de Goiás – UFG reconhecidos como importantes divulgadores da música de concerto e como formadores das novas gerações de músicos na região. Completam o grupo músicos que desenvolvem sólida carreira como solistas e como integrantes de orquestras e conjuntos de câmera na capital federal. O Conjunto GYN Câmera é formado por Ângela Barra (Voz), Billy Geier (Viola e Violino), Eduardo Meirinhos (Violão), Sidnei Maia (Flauta).

Esse é o quarto grupo que circulará no Rio Grande do Sul em 2010 dentro do projeto Sonora Brasil Sesc, que neste ano tem como tema central “Música Brasileira do Século XX: A obra de Claudio Santoro e Guerra-Peixe. Mais informações sobre o projeto no site www.sesc.com.br/sonorabrasil.

Saiba mais sobre os músicos:

Ângela Barra - Voz

Natural de Goiânia (GO), graduou-se pelo Instituto de Artes da Universidade Federal de Goiás. É mestre em Artes e doutora em Música pela Indiana University. Detentora de vários prêmios em concursos de nível nacional e internacional, Ângela atua como solista de coros e orquestras. Como recitalista, integra o Duo Barra com sua mãe, Heloisa, e apresenta-se com os pianistas Ana Flávia Frazão e Ricardo Ballestero. Vários de seus alunos foram premiados em concursos de nível nacional e internacional. Ângela é professora da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Billy Geier – Viola e Violino

Primeiro violino do Quarteto Itamaraty, participou de diversos master classes com grandes professores, como Ole Bohn, Rainer Moog, entre outros. Em 2008, esteve em Milão, aprimorando seus estudos com Claudio Pavolini. Desde 2000, é músico da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, na qual foi chefe do naipe das violas por dois anos. Como camerista, apresentou-se com o Quarteto de Brasília e grandes nomes como Daniel Guedes, Jed Barahal, Omar Guey e Jonathan Cooler. Como solista, esteve à frente da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, na execução da sinfonia concertante de Mozart.

Eduardo Meirinhos – Violão

Violonista clássico com performances realizadas pela América do Sul, pela Europa e pelos Estados Unidos. Recebeu inúmeras premiações em concursos nacionais e internacionais. Formou-se na Alemanha, pela Staatliche Hochschule für Musik und Theater Hannover (1989). É mestre pelo Departamento de Música da USP (1997) e doutor pela School of Music da Florida State University (2002), nos EUA. É professor na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (UFG). Gravou os CDs Radamés Gnattali sonatas e sonatinas (1997) e Eduardo Meirinhos em recital (2007).

Sidnei Maia – Flauta

Nascido no Rio de Janeiro em 1954, é bacharel em Flauta pela Universidade de Brasília, onde foi aluno da flautista Odette Ernest Dias. Estudou composição com o maestro Jorge Antunes e regência com o maestro Rinaldo Rossi. É integrante de vários grupos de música de câmara, tendo participado de gravações de CDs de diversos artistas brasilienses. Atuou como músico convidado junto à Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, sob a regência de Claudio Santoro, Silvio Barbato, Helena Herrera, Paulo Moura, entre outros. É professor de flauta da Escola de Música de Brasília desde 1978.