[UFG] Mais de 130 mil farão provas do Enem em Goiás (O Popular, 4/12/2009)

Mais de 130 mil farão provas do Enem em Goiás

Exame nacional do ensino médio será aplicado neste fim de semana. UFG e UEG não vão utilizar as notas dos testes no vestibular

Mais de 130 mil estudantes de Goiás farão neste fim de semana o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que também serve como seleção parcial ou total para diversos vestibulares do País. A expectativa com relação ao exame este ano era maior do que em anos anteriores por causa da mudança no modelo das questões, anunciada pelo Ministério da Educação (MEC).

Contudo, o Enem sofreu alteração na data de sua aplicação depois do vazamento do conteúdo das provas, dois dias antes de ser realizado, em outubro. No Estado, a adoção ao Enem ocorreu apenas em parte das universidades e institutos federais tecnológicos.

Atrasos
Por causa do adiamento da prova, o efeito cascata, que também atrasará a divulgação dos resultados, inviabilizou a utilização das notas do exame por diversos vestibulares, sob o argumento de que todo o calendário acadêmico sofreria atrasos. A Universidade Federal de Goiás (UFG) foi a primeira no Estado a informar que deixaria de usar a nota do Enem – mesmo as de anos anteriores – no vestibular para os alunos que ingressarão no primeiro semestre de 2010. Contudo, a instituição deixou claro que há perspectivas de que as notas possam ser usadas nos próximos processos seletivos e orientou que os estudantes não deixem de fazer o exame do ensino médio.

PUC
Já os alunos que prestarem vestibular na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) poderão utilizar a nota do Enem deste ano e de edições anteriores integralmente em substituição ao vestibular da instituição, a ser realizado em janeiro.
Além
da PUC, os institutos federais de educação, ciência e tecnologia do Estado também permitirão que vestibulandos utilizem parcialmente a nota que obtiveram no Enem para seus respectivos processos seletivos para 20% dos cursos de graduação.
A Universidade Estadual de Goiás (UEG) não usa as notas do Enem, mas prevê que já a partir do segundo vestibular de 2010 as notas do exame poderão substituir parcial ou totalmente o processo seletivo da instituição.