Inscrições aos cursos do Fica começam nesta quinta

Inscrições aos cursos do Fica começam nesta quinta

Agência Goiana de Comunicação

19/05/2010

A partir desta quinta-feira (20), no endereço www.fica.art.br, os interessados em participar dos cursos de meio ambiente que vão ser realizados durante o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), na cidade de Goiás, vão ter acesso às fichas de inscrições. Serão oferecidos sete cursos sobre meio ambiente de 9 a 11 de junho, das 15 às 18 horas, no Lyceu de Goiás.

Os interessados poderão preencher a ficha e entregá-la no escritório do Fica, no prédio do Centro Cultural Marieta Telles Machado, à Praça Cívica nº 2, Centro, em Goiânia. É necessário apresentação do documento de identidade.

Os cursos
Riscos geológicos: a ocorrência de acidentes na cidade de Goiás e no Estado vai ser ministrado por Patrícia de Araújo Romão. O curso vai apresentar condições geológico-geotécnicas naturais e modificadas quanto ao risco para a população, relacionadas à ocorrência de acidentes no Estado de Goiás.

Aplicações e perspectivas do Google Earth na análise ambiental, por Fanuel Nogueira Garcia, vai demonstrar o potencial das imagens de satélite, principalmente aquelas disponibilizadas pelo Google Earth, para o monitoramento e planejamento ambiental.

O curso Meio Ambiente Urbano, por João Baptista de Deus, terá como tônica a cidade e a natureza na sociedade contemporânea. O processo de uso e ocupação do solo urbano. A natureza como imaginário necessário nas cidades. Relação cidade e campo e a questão ambiental. A busca por novos modelos e conceitos de “habitar”.

E essa tal de Biodiversidade? , por Paulo De Marco Júnior vai falar aos participantes sobre o conceito de biodiversidade;  Evolução biológica e a biodiversidade; Biodiversidade brasileira e do Cerrado: por que é assim tão importante?  Biodiversidade e economia: os serviços dos ecossistemas! Mudanças climáticas e biodiversidade; Biodiversidade e cultura.

Legislação ambiental: entendendo sobre direitos e deveres, vai ser ministrado por Luciane Mascarenhas, que vai dar uma visão geral sobre a legislação ambiental brasileira, sua evolução e os problemas para sua aplicação; a necessária participação da coletividade na defesa do meio ambiente; a proteção legal e os problemas do bioma Cerrado; a importância da proteção ao patrimônio cultural como parte integrante do meio ambiente, com enfoque na realidade da cidade de Goiás.

Já o curso Análise sócio-ambiental da bacia hidrográfica do Rio Vermelho, por Manuel Eduardo Ferreira e Pedro Vieira vai falar sobre obtenção e tratamento de bases cartográficas digitais, manipulação em ambiente de Geoprocessamento - SIG, análise de políticas públicas e caracterização física e socioambiental.

Manejo Sustentável de Espécies Nativas do Cerrado: frutíferas e medicinais, a cargo de Maria Luiza da Silva Oliveira vai falar sobre as técnicas de manejo sustentável das espécies nativas do cerrado e utilização das plantas na culinária e na medicina popular. Validação do uso das plantas medicinais pelo conhecimento tradicional.

 
Fórum discute mudanças ambientais globais durante o Fica
A primeira das três mesas do Fórum Ambiental do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental- Fica, na cidade de Goiás, será sobre Mudanças Climáticas e Biodiversidade. Ela acontecerá das 9 às 12 horas do dia 10 de junho, no Teatro São Joaquim, e terá a presença de Suzana Kahn, presidente do Comitê Científico do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas e José Alexandre Felizola Diniz Filho, professor da UFG, pesquisador do CNPq.

As mudanças ambientais e climáticas em curso, ao modificarem o funcionamento e a estrutura dos ecossistemas, trazem sérias ameaças à biodiversidade. Assim, esta mesa, ao apresentar as bases físicas das mudanças climáticas, bem como as políticas globais e nacionais para enfrentamento do problema, discute os impactos já observados e esperados sobre a biodiversidade (cujo Ano Internacional é celebrado em 2010), conforme diferentes cenários futuros e modelos de distribuição de espécies, em particular no bioma Cerrado.

As mesas
As outras mesas serão: Mudanças Climáticas e Cerrado, no dia 11 e Mudanças Climáticas e Cidades, no dia 12 de junho, ambas das 9 às 12 horas, no Teatro São Joaquim. O moderador das mesas do Fórum será Marcel Bursztyn, ex-presidente da Capes, professor da UnB, pesquisador do Centro de Desenvolvimento Sustentável, especialista em temas como Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável, Economia e Biodiversidade.