A história contada através das lentes da máquina

A história contada através das lentes da máquina

Jornal O Hoje, 15/05/2010

Editor de fotografia do jornal O Estado de S. Paulo, Juca Varela traz para a Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Facomb) a palestra “A edição de imagens no fotojornalismo”. O encontro será às 10 horas da próxima segunda-feira, dia 17 de maio, no auditório da Faculdade no Campus II da UFG.

Antes de se tornar editor de fotografia do jornal O Estado de S. Paulo, Juca já passou por outras redações, como a Editora Globo, DCI e Folha de S. Paulo. Em 24 anos de fotojornalismo, cobriu alguns fatos históricos no Brasil e no mundo. Foi o único repórter fotográfico brasileiro a estar em 2003 na cobertura da Guerra do Iraque. Em 2005, voltou ao Iraque para acompanhar as eleições do país. Participou como fotógrafo de duas Copas do Mundo (1998 e 2002) e das Olimpíadas de Sydney em 2000, além da cobertura do assassinato de PC Farias e o Massacre de Carajás envolvendo militantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). Juca Varela é graduado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e tem no seu currículo prêmios como o Grande Prêmio Folha de Jornalismo e o Prêmio Esso pela reportagem em parceria com Sérgio Davila, no Iraque.

A iniciativa é do Curso de Jornalismo da UFG em parceria com o Prêmio New Holland de Fotojornalismo, e faz parte de um ciclo de palestras promovido pelo prêmio. O objetivo é levar renomados profissionais do fotojornalismo brasileiro para dividirem sua experiência com estudantes de comunicação e amantes da fotografia, profissionais ou não. O tema central será sempre os limites da edição de imagem dentro do jornalismo. O prêmio reúne em uma exposição na Facomb imagens feitas por fotojornalistas profissionais. A entrada é franca. (Divulgação)