Zebra do zoo pode ter sido envenenada

Zebra do zoo pode ter sido envenenada

Exame toxicológico vai verificar suspeita da direção sobre causa da morte do animal, ocorrida no domingo

13 de Julho de 2010

Wanda Oliveira
Da editoria Cidades


A causa da morte da zebra Safira pode ter sido causada por envenenamento. Exame toxicológico vai confirmar ou não essa suspeita. A direção do Zoológico de Goiânia admite essa hipótese pela primeira vez desde que 28 óbitos de bichos foram registrados este ano no local. A possibilidade é cogitada porque aparentemente a zebra estava bem de saúde no sábado e já no domingo (11) foi encontrada por funcionários sem vida em uma área centralizada no zoo.


Segundo o diretor do zoológico, Raphael Curpertino, fragmentos do fígado, rins e estômago da zebra serão enviados ainda essa semana para um laboratório de Belo Horizonte (MG) e o resultado toxicológico deverá ser divulgado em 30 dias. "O animal estava bem e ativo, e de repente foi encontrado morto. Vamos investigar todas as causas e o envenenamento não é descartado", diz.


Conforme Cupertino, na necropsia realizada por especialistas da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal de Goiás (UFG) foram visualizadas áreas no animal com hemorragia, como músculos, estômago, intestino e coração. Ressalta que chamou a atenção a presença de 11 bolas de pelo já calcificadas em diversas partes do intestino da zebra.


Esse processo pode ter ocorrido de tanto o animal lamber e ingerir o próprio pelo, que quando não é expelido provoca um depósito de minerais e acaba formando uma pedra dura. "Isso é um processo crônico e o tempo de calcificação de uma bola dessas varia de dois a três anos", revela.


O veterinário Eugênio Gonçalves de Araújo, da UFG, diz que aparentemente o quadro da morte da zebra Safira é um caso isolado em relação aos outros já analisados pela instituição. "A necropsia observa alterações nos órgãos, mas somente o resultado laboratorial vai revelar a causa do óbito." Dez dias é a previsão para a divulgação do exame.


O coordenador substituto de Fauna e Recursos Pesqueiros do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente em Goiás (Ibama), Luiz Alfredo Baptista, afirma que existe a suspeita de que a zebra foi vítima de envenenamento, porém, de acordo com uma vistoria realizada há 20 dias no local, o animal tinha sido transferido de uma área próxima do muro para um local mais centralizado dentro do zoológico. "Essa transferência foi justamente para dar maior segurança ao animal."


Ele informa que o Ibama acompanha o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em setembro do ano passado entre a direção do Zoo de Goiânia e o Ministério Público Estadual (MPE). "Até agora, todos os prazos foram cumpridos." O MPE acompanha a situação do zoo em casos de maus-tratos e crimes contra os animais em exposição no local.


Em 2009, foram registradas 98 mortes de animais no Zoológico de Goiânia. O local foi interditado para reforma em setembro do ano passado. As obras continuam e a previsão é de que o local seja reaberto ao público em fevereiro do próximo ano.