UFG aceita Enem e Sisu no vestibular

Curso de dança foi criado e 15 vagas para libras serão priorizadas. inscrições abertas para 5,3 mil vagas em 123 cursos

 

Marília Assunção

Cinco novidades marcam hoje a abertura das inscrições ao Vestibular 2011-1 da Universidade Federal de Goiás (UFG). As inscrições serão aceitas até 14 de outubro para 5.302 vagas em Goiânia, Catalão, Jataí e cidade de Goiás.

Uma das principais novidades desse processo seletivo é o aproveitamento das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010 que será realizado nos dias 6 e 7 de novembro em todo o País. A UFG vai somar a nota do Enem com a nota da primeira etapa e depois com a da segunda etapa para chegar à média final do candidato.

A pró-reitora de Graduação da UFG, professora Sandramara Matias Chaves, explica que a nota do Enem será equiparada ("normalizada") com a nota da UFG, passando a variar de 0 a 90 pontos, o que resultará em "um peso de 25% na nota do Enem sobre o resultado". Isto, contudo, lembra ela, vale para os candidatos que se inscreverem a partir de hoje fazendo a opção pelo aproveitamento do Enem. Ou seja, o candidato fará a inscrição bem antes de fazer o Exame e, portanto, de saber o resultado do Enem.

Ela tranquiliza os vestibulandos, afirmando que valerá o melhor resultado, mesmo que eles optem pelo uso do Enem. Por isso orienta os que farão o Exame para terem atenção no ato da inscrição ao vestibular da UFG: "É melhor que façam a opção por aproveitar a nota do Enem porque só terão benefícios com isso", ou seja, ela não será considerada se prejudicar o candidato.

Vagas
Outra inovação deste ano deve aumentar a esperança de muito vestibulando que sonhava em estudar na UFG, mas se inscrevia nos locais mais concorridos e depois não passava, mesmo quando
 sobravam vagas no mesmo curso nos outros câmpus da instituição. A partir deste processo seletivo a UFG vai oferecer todas as vagas que restarem depois de fazer até 5 chamadas, mesmo que os candidatos tenham concorrido para cursos em Goiânia e as vagas forem nos outros três câmpus - desde que seja no mesmo curso disputado.


A UFG tem mais de 30 cursos oferecidos em duplicidade entre a capital e o interior. Alguns deles são muito concorridos e têm vagas em duas cidades, como Agronomia, Zootecnia, Educação Física, Engenharia Civil. Outros têm oferta até em três câmpus da instituição, como Direito, oferecido em Goiânia, Goiás e Jataí, o que amplia as chances. O vestibulando terá de 19 a 21 de março de 2011 para optar por ser convocado em 6ª chamada no caso de sobrarem vagas nesses cursos e a pontuação obtida for compatível com a aprovação.

Ociosidade
Na relação de novidades do processo seletivo, a UFG também confirmou que vai eliminar ociosidade de cursos onde sobravam vagas. Pela primeira vez a instituição vai aceitar inscrições de candidatos de qualquer local do País pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação - inclusive considerando a nota do Enem -, para cursos onde sobraram 20% de vagas em vestibulares passados da instituição.


A quarta novidade do Processo Seletivo 2011-1 da UFG é a abertura de um novo curso, de licenciatura em Dança, em Goiânia. Serão oferecidas 40 vagas no primeiro vestibular do curso.

A última inovação deste semestre é a destinação de 15 vagas das 40 oferecidas pelo curso de Letras-Libras para vestibulandos que tenham deficiência auditiva total. Os candidatos farão a prova do processo seletivo apenas em Libras na primeira etapa e a prova de redação na segunda etapa. A UFG orienta que os candidatos surdos têm de apresentar laudo médico comprovando a deficiência.

Cotas
As cotas permanecem respeitadas pela UFG através do programa UFGInclui. A opção, entretanto, deve ser feita no ato da inscrição. O programa é uma ação afirmativa que beneficia candidatos oriundos de escolas públicas, negros oriundos de escolas públicas, negros quilombolas, indígenas e candidatos portadores de deficiência auditiva.


Os candidatos treineiros também poderão participar do vestibular mais uma vez. Serão aceitos para a realização da segunda etapa até 5,3 mil aprovados na primeira etapa, que dá direito a boletim de desempenho.

No próximo vestibular os candidatos disputarão vagas em 123 cursos da UFG. Os cursos que oferecerão mais vagas serão as graduações em Direito, com 240 vagas (120 em Goiânia, 60 em Jataí e 60 em Goiás), e Agronomia, com 130 vagas, sendo 70 em Goiânia e 60 em Jataí. A maior turma é a de Medicina, em Goiânia, com 110 vagas.