Teresa Cristina é a atração do Música no Câmpus Rodrigo Alves - O Popular

Gravado ao vivo em um show realizado há quase um ano, no teatro do Espaço Tom Jobim, no Rio de Janeiro, Melhor Assim é o CD/DVD mais autoral da cantora carioca Teresa Cristina. O trabalho tem marcado uma fase especial na trajetória dela, que ganha cada vez mais espaço fora do circuito do samba do bairro da Lapa, onde ela despontou.
Aos 42 anos, uma das intérpretes mais festejadas da nova geração do samba, Teresa vem nesta terça-feira (21) pela primeira vez a Goiânia, no Projeto Música no Câmpus no Centro de Cultura e Eventos do Câmpus 2 da Universidade Federal de Goiás, às 20h30, para mostrar por que é sucesso de crítica.
“Como é a primeira vez que estou indo, vou fazer também um pequeno retrato da minha carreira”, prometeu a cantora, que começou em 1998, em entrevista ao POPULAR (leia mais ao lado). Com direção musical do mestre Paulão 7 Cordas, Melhor Assim, quinto disco da carreira, é predominantemente composto por canções dela. É o seu primeiro projeto mais autoral desde quando ela decidiu reunir os músicos Bernardo Dantas, João Callado, Pedro Miranda e Ricardo Cotrim para montar um show em homenagem ao sambista Candeia, no início da sua carreira.
O projeto idealizado pela ex-manicure acabou não se concretizando, mas foi o pontapé inicial para que o grupo começasse a se apresentar no Bar Semente, local que deu nome à banda que a acompanha. O sucesso foi tamanho que Teresa passou a cantar em outras casas noturnas da Lapa, para um público cada vez maior. Foi assim que se tornou uma das responsáveis pela reativação do bairro de fama boêmia como uns dos polos culturais mais movimentados da noite carioca.
O sucesso no circuito musical de sua cidade rendeu a Teresa espaço para gravar o disco A Música de Paulinho da Viola, em 2002, primeiro CD que fez uma homenagem aos 60 anos do cantor. O disco rendeu o prêmio Rival BR e Prêmio TIM, como revelação, e a indicação ao Grammy Latino de melhor trabalho de samba. Em 2004, Teresa gravou seu segundo CD, A Vida Me Fez Assim, e estreou como compositora. Com o trabalho viajou com a caravana do Projeto Pixinguinha pelo Nordeste.
Lado autoral
Mesmo com uma discografia ainda curta, Teresa decidiu gravar, em 2005, seu primeiro CD/DVD ao vivo, O Mundo é Meu Lugar. Dois anos mais tarde, lançou Delicada, de inéditas e regravações de clássicos.
Neste ano, após um intervalo na carreira para dar à luz a filha Lorena, preferiu subverter o processo natural da maioria dos artistas e gravou o DVD Melhor Assim, com 26 inéditas, em que intensificou ainda seu lado autoral, para só depois lançar o show de divulgação do trabalho. Base da apresentação de hoje em Goiânia, o disco traz também sucessos de Paulinho da Viola, Caetano Veloso e Chico Buarque e parcerias dela com Edu Krieger, Lula Queiroga e Arlindo Cruz.
Uma hora e meia antes de Teresa Cristina mostrar tudo isso, a Banda Sentido Contrário sobe o palco do Centro de Eventos da UFG, às 19 horas, dentro do Projeto Educarte, em um manifesto especial de pedido de justiça para caso envolvendo o assassinato da publicitária goianiense Polyanna Borges, ocorrido há um ano. Às 20 horas, a cantora goiana Grace Carvalho, um dos nomes que ajudou a fazer ressurgir o interesse pelo samba na noite goianiense, abre o show de Teresa.
Show: Teresa Cristina, com abertura de Grace Carvalho e Banda Sentido Contrário
Data: Terça-feira (21), a partir das 19 horas
Local: Centro de Cultura e Eventos da UFG, Câmpus Samambaia (Câmpus 2),
ao lado do Conjunto Itatiaia
Ingresso: R$ 20 (inteira)
Informações: 3521-1035 e 3521-1329