Homicídios caem, mas somam 131 em 4 meses

Homicídios caem, mas somam 131 em 4 meses

Cejane Pupulin

Os homicídios reduziram 5% de janeiro a março deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado. Em 2009, foram registrados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) 138 assassinatos, já em 2010, o número caiu para 131. Em comparação com 2008, o número de homicídios decresceu 14,3%. Nequele ano foram contabilizados 153 assassinatos na Capital. 

Em abril deste ano, os homicídios caíram 38% em Goiânia. A Gerência de Análise de Informação da Secretaria de Segurança Pública (SSP) verificou a redução no número de homicídios, furtos a residências e roubos a transeuntes, de abril de 2009 para abril deste ano. Apenas os roubos a estabelecimentos comerciais registraram aumento. Os furtos a residências , por exemplo, caíram 16% (de 216 para 181).

Segundo o Assessor Geral da SSP, delegado Daniel Adorni, a redução nos índices de violência na Capital se deve ao enfrentamento ao uso de drogas, em especial do crack, que aumentou 50% nesse ano. Daniel explicou que a Delegacia Estadual de Repressão a Narcóticos (Denarc) e o Grupo Especial de Repressão a Narcóticos da Polícia Civil (Genarc) distribuídos pelo interior do país, focaram os trabalhos não apenas no grande traficante, mas no pequeno.

“O pequeno traficante trabalha com um volume de peso reduzido, mas atende um grande número de usuários”, explicou. Ele afirma que esses usuários do domínio desse traficante, quando não têm dinheiro para adquirir a droga, partem para  crimes como roubo em residências e a pedestres. “Estamos na varredura para tirar o pequeno traficante das ruas”, revela. As atividades são coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública, em atividade pontuais da Denarc e do Comando de patrulhamento da Polícia Militar.

A SSP acredita que a principal causa da redução dos índices de violência são as ações integradas das polícias civil e militar, conhecidas como Operação Integração I, realizada no primeiro trimestre de 2009, e a Operação Integração II, promovida nos meados de janeiro e fevereiro desse ano.

Daniel complementou que a ação foi pontuada no último mês corrente e no atual. “Se tivermos sucesso, teremos confirmação que foi a ação que reduziu os índices, que não são meras casualidades”, complementou.

A Operação Integração II foi introduzida após o alto número de homicídios em Goiânia no início desse ano. Em janeiro foram registradas 47 mortes. “A ação iniciou para segurar a criminalidade”, explica. O Assessor Geral da SSP afirma havia a possibilidade de Goiânia atingir o recorde de 2008, que foram 52 homicídios.

Para a doutora em sociologia e professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), pesquisadora sobre a violência, Dalva Borges de Souza, a queda pode ser coincidência ou acaso. Contudo, ela não descarta o trabalho ostensivo da polícia como causa do decréscimo. “Nos primeiros meses desse ano houve um aumento em relação ao ano passado, mas a maior investigação e presença nas ruas podem ter ajudado na queda.  Ela complementa que a redução em um mês não significa muito. “Para o estudo é importante uma série histórica londa, de mais de um ano”, afirma.