Honra ao teatro

Honra ao teatro

Teatrólogo Hugo Zorzetti é o homenageado deste ano do Prêmio Jaburu

Ricardo César - O Popular

Mais alta honraria da área das artes concedida no Estado, o Prêmio Jaburu deste ano será destinado ao teatrólogo Hugo Zorzetti, que há 40 anos desenvolve atividades ligar à arte de encenar. A comenda cultural será entregue hoje na Sala Gercina Borges, do Palácio das Esmeraldas, às 20 horas, e homenageará ainda outras seis personalidades, com a Medalha de Mérito Cultural - destinada aos que se dedicam há décadas à arte -, e mais 37 agentes culturais que se destacaram na área este.

Zorzetti é reconhecido nacionalmente por utilizar a comédia como meio de reflexão, além de ser um dos árduos defensores do resgate da cultura popular goiana. Em suas peças, sempre há temas que remetem o espectador a temas ligados à política, à economia e a problemas sociais de uma forma engraçada. “Isso já foi muito planfletário”, relembra. “Mas hoje melhorou bastante. Por isso, quando eu subir naquele palco para receber o prêmio levarei comigo todas as pessoas que trabalham com artes cênicas em Goiás.”

Uma de suas peças mais famosas, Etâ! Goiás, lançada na década de 1980, ficou em cartaz por mais de três meses, sempre com lotação máxima a cada sessão. Zorzetti recebeu vários prêmios nacionais e, com tanto reconhecimento, foi o professor convidado para fundar o curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, em 2000, onde lecionou até se aposentar. “Teatro é minha vida ou minha vida é o teatro”, brinca o teatrólogo em entrevista ao POPULAR.

Em 29 anos, o Troféu Jaburu já homenageou, entre outros, os escritores Cora Coralina, Bariani Ortencio, Bernardo Élis e o senador Marconi Perillo (PSDB). Promovido pelo Conselho Estadual de Cultura, o prêmio já chegou a ser entregue a seis personalidade diferentes numa mesma edição. Desde 2002, porém, apenas um artista é homenageado, explica a presidente do conselho, Annunziata Spenciere.