Corantes Naturais

A Tribuna do Mato Grosso

Publicado em 12 de maio de 2010

 

CORANTES NATURAIS

Cada sabor de gelatina contém em média três corantes, justamente para torná-la visualmente mais atrativa. Quando descobriu que o colorido da sobremesa vinha de aditivos químicos, a publicitária Julia Farina, de 37 anos, começou a buscar outras alternativas para o lanche do filho Francesco, 3 anos. “Só compro gelatinas e sucos com corantes naturais. Os produtos são mais caros, cerca de R$ 1 a mais no caso da gelatina, mas a saúde do meu filho não tem preço”, declara.

Com 25 anos de experiência em aplicação de corantes naturais, o pesquisador Paulo Roberto Nogueira Carvalho, do Instituto de Tecnologia dos Alimentos (Ital), acredita que a busca por ingredientes mais saudáveis ganhou força no Brasil. “A principal vantagem é a segurança, já que os corantes naturais são usados há muito mais tempo pelo homem do que os sintéticos”, diz.

Alguns corantes naturais, como a cúrcuma, do açafrão, têm propriedades terapêuticas. “Ela é capaz de matar células cancerosas do tipo melanoma, responsável por tumores de pele. Fizemos estudos in vitro sobre isso”, conta a bioquímica Lídia Giullo, da Universidade Federal de Goiás (UFG). A pesquisa dela faz parte de um projeto mais amplo da UFG, de caráter multidisciplinar, que investiga a cúrcuma desde 1997. “A curcumina, presente na cúrcuma, foi capaz de combater a salmonela e os coliformes em queijos e frangos nas pesquisas que fizemos”, conta o engenheiro de alimentos Celso José de Moura, um dos coordenadores do estudo.