Artistas prometem surpreender o público no MAC

Três artistas selecionados pela Agência Goiana de Cultura - Agepel inauguram às 20 horas de hoje exposição no Museu de Arte Contemporânea de Goiás.  A mostra reúne nas Salas L e Samuel Costa obras dos artistas plásticos Leandro Pereira, do Rio de Janeiro, e Natália Lopes e Yara de Pina, ambas de Goiânia.

Formada em Artes Visuais na Universidade Federal de Goiás - UFG, Yara de Pina Mendonça propõe uma performance utilizando materiais do cotidiano, e pintura de objetos com carvão dissolvido.  Desdobramento de pesquisa em Poéticas Visuais, desenvolvida pela artista entre 2007 e 2008, Yara utiliza o corpo como suporte para as ações e experimenta novas formas de incorporar objetos em rotinas gestuais do cotidiano como meios e suporte do desenho.  

Especialista em Arte Contemporânea pela UFG, Yara de Pina participou da coletiva Fôlego, realizada no Museu de Arte de Goiânia, em agosto. Em 2009, foi selecionada para integrar o Projeto de Extensão Pesquisas Poéticas da Faculdade de Artes Visuais Nova Inacabada da UFG e da mostra coletiva resultante. 

Natália Lopes é graduada em Artes Visuais na FAV/UFG. Seu trabalho consiste em intervenção com desenhos em fotografias antigas coletadas nos álbuns de retratos antigos da família. Na obra que expõe no MAC, Fotografismos da Memória, a artista se debruça sobre suas memórias pessoais. Com muita habilidade faz releituras das imagens procurando aproximar o passado e o presente com seu desenho.

O artista Leandro Pereira vem do Rio de Janeiro participar da exposição no MAC com Transfiguração da Paisagem, na qual apresenta a possibilidade de construção de uma imagem por meio de outra imagem, onde esta outra, assim como o mundo, servem de referência.   Artista experiente, Leandro faz intervenções originais nas paisagens fotográficas. Depois as fotografa novamente, construindo uma nova imagem.

Acervo do MAC

No salão principal do MAC Goiás serão expostas obras de seu próprio acervo. O diretor Leonam Fleury selecionou pinturas dos anos 1980, e obras dos anos 1990 e 2000, doadas pelos artistas. Trabalhos premiados no Salão de Arte de Goiás – Prêmio Flamboyant também compõem a coletiva, que destaca artistas de Goiás e de várias partes do País.
Mais informações: (62) 3201-5115