Produtores do sertão confirmam presença

Alagoas em Tempo Real, 28 de outubro de 2010

Uma mobilização das entidades da cadeia leiteira do Estado, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Alagoas (Senai/AL) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) vai garantir a participação de produtores rurais de vários municípios do Sertão e Agreste alagoano nesta quinta-feira, no Dia do Produtor Rural, do 13° Seminário para Produtores de Leite e Derivados (Proleite).

O evento, que foi aberto na manhã desta quarta-feira, vai debater com produtores, empresários e laticínios, no dia 28, a importância do leite para o desenvolvimento de crianças e na vida adulta. A primeira palestra será comandada pelo médico pediatra Humberto Palmeira, que também é associado da Cooperativa da Produção Leiteira de Alagoas (CPLA).

O seminário começa as 8h30 no Parque José da Silva Nogueira (Parque da Pecuária) e terá ainda mais quatro palestras e quatro mini cursos. Às 10 horas, o pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste e idealizador do Projeto Balde Cheio, Artur Chinelato, vai dar dicas de como melhorar consideravelmente a produção com medidas práticas e investimentos planejados. O Projeto Balde Cheio visa a desenvolver a produção dos pequenos agricultores com medidas simples como alimentar melhor o gado, aproveitar melhor as terras, diminuir o pasto, usar racionalmente os insumos, entre outras decisões que trarão retorno imediato ao produtor.

Em seguida, o seminário abordará o sistema de precificação do leite com o especialista na Cadeia de Leite e Carne Athaide Silva, Bem Estar Animal com Raquel Pereira Caputo, Zootecnista – chefe da Divisão de Caprinos e Ovinos da Secretaria de Desenvolvimento de Cooperativismo/Mapa e, encerrando as palestras, o professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Mestre e Doutor em Ciências dos Alimentos, Celso Moura, vai debater qualidade do leite no campo.

O Proleite é uma realização do Senai/AL e conta com a parceria do Sebrae e o apoio do Sindicato Rural dos Produtores de Leite de Alagoas (Sindileite), Sindicato das Indústrias e Laticínios do Estado de Alagoas (SileAL), Cooperativa da Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal), Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).