Musica que da frutos

 

Leila Pinheiro e Nelson Faria são os convidados especiais da Banda Pequi que lança seu primeiro CD hoje no projeto Música no Campus

 

Renato Queiroz

 

Uma reunião de peso marca hoje o projeto Música no Câmpus da Universidade Federal de Goiás (UFG). A Banda Pequi recebe a cantora Leila Pinheiro e o guitarrista, violonista e arranjador Nelson Faria para o lançamento do primeiro CD da big band formada há dez anos por iniciativa dos professores Jarbas Cavendish e Alexandre Magno, da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac/UFG). O show está marcado para as 20 horas no Centro de Cultura e Eventos da UFG e os ingressos custam 20 reais.

O objetivo do projeto Música no Câmpus, que já trouxe a Goiânia nomes como Antônio Nóbrega e Mônica Salmaso, é atrair a população e a comunidade escolar de dentro e de fora da universidade para frequentar o espaço inaugurado em 2009, que tem capacidade para até 12 mil pessoas. Esta edição está inserida dentro da conferência Brasil Central Music, que desde sábado movimenta Goiânia com diversasatrações musicais. A maratona sonora será encerrada no domingo, com show de Gilberto Gil.

Para o maestro compositor, pianista e arranjador Jarbas Cavendish, o momento não poderia ser mais propício para o lançamento do CD da Banda Pequi. O trabalho teve a colaboração de Nelson Faria e a participação de Ney Conceição e Kiko Freitas, músicos que acompanharam João Bosco nos últimos dez anos, além da voz de Leila Pinheiro em quatro canções. A ideia da parceria surgiu de uma apresentação conjunta dos artistas no Cantro da Primavera em 2008.

"Percebemos a enorme energia que rolou no show. Já tínhamos a ideia de gravar para comemorar dez anos de vida, quando surgiu o interesse do meu grande amigo Nelson Faria de participar não só com seus arranjos e composições, mas como guitarrista e trazendo, ainda, seus parceiros Kiko Freitas e Ney Conceição. Quando a Leila soube da articulação, automaticamente se interessou em gravar conosco", conta Cavendish.

Batizado de Banda Pequi, Leila Pinheiro e Nelson Faria, o CD, viabilizado pela Lei Goyazes de Incentivo à Cultura, traz no repertório dez músicas "genuinamente brasileiras", foco do trabalho dos músicos goianos. No repertório, duas composições de Nelson, o frevo Ioio e Brooklyn High. O maestro ainda assina os arranjos de Estamos Aí, de Maurício Enroy, e das canções Vera Cruz, de Milton Nascimento, Dindi, de Antônio Carlos Jobim, e Canibaile, de Guinga e Aldir Blanco. Estão ainda no CD Coisa nº 10, de Moacir Santos, Jiral, de Rafael dos Santos e Pelas Tabelas e Brejo da Cruz, ambas de Chico Buarque.

"Esse trabalho reflete a boa forma da Banda Pequi que, apesar de ter nascido no universo acadêmico, conseguiu abrir as portas para o mundo artístico profissional", explica Cavendish. O CD foi gravado no Estúdio Up Música, de Goiânia, com a vinda dos músicos convidados, exceto Leila, que gravou suas canções no Rio de Janeiro. A mixagem e a masterização foram feitas por Rodrigo de Castro, que traz em seu currículo trabalhos com Chico Buarque, Alcione e Zeca Pagodinho. Formada por 20 músicos titulares, a Banda Pequi foi responsável também por uma mudança dentro da própria universidade. "A escola de música se renovou, hoje temos professores para todas as áreas como piano, saxofone, trompete e bateria", enumera o maestro. Para Cavendish, o novo CD servirá de cartão de visitas em diversos palcos do Brasil e de até outros países. Em 2007, a Banda Pequi já havia registrado sua performance num DVD, viabilizado pelo Projeto Rumos do Instituto Itaú Cultural (ICI).

 

Evento:Projeto Música no Câmpus da UFG

Show:Banda Pequi, Leila Pinheiro e Nelson Faria

Data:Hoje, às 20 horas / Ingressos: R$ 20 (inteira) eR$ 10 (meia). Pagam meia: estudantes, professores e técnicos administrativos da UFG, comerciários, professores da rede pública de ensino e músicos

Local:Centro de Cultura e Eventos da UFG (Câmpus Samambaia, UFG) /Informações: 3521-1035