UFG ganha homenagem pelos 50 anos em Goiandira e reitor recebe título

Portal do Sudeste - 21/12/2010

Aconteceu ontem, 20, sessão solene que comemorou, em Goiandira (a 14quilômetros de Catalão), os 50 anos de criação da UFG. O Reitor, Edward Madureira  também recebeu o título de cidadão goiandirense. As duas homenagens foram propostas pelo vereador petista Erick Marcus.

Só dois vereadores compareceram: o peemedebista Antônio Raimundo e o próprio petista. Ainda fizeram parte da Mesa de trabalhos, os também vereadores Euler Guimarães e Luiz Leiteiro, ambos de Campo Alegre. O primeiro, atual é presidente da Câmara, o segundo foi eleito para o cargo, o Diretor do Campus da UFG de Catalão, Manoel Chagas, a professora da rede estadual de ensino, Romilda Carvalho Tristão e o homenageado, Reitor Edward Madureira. Ao chegar à solenidade, o Professor e Radialista Arcilon Sousa Filho, que é cotado para assumir a Subsecretaria de Educação, foi convidado à compor a mesa. Os demais vereadores não compareceram. O prefeito Odemir Moreira (PR) também não, nem mandou representante.

Em seu discurso, de pouco menos que 15 minutos, o vereador Érick Marcus falou de desafios, deu sugestão de novos cursos, falou de autonomia do Campus, mas fez questão de ressaltar a importância de uma instituição como a UFG para a região. “Os índices sócio econômicos de Catalão mudaram muito depois do Campus”, ressaltou, lembrando que pela proximidade com Goiandira a cidade também se beneficiou com seus reflexos.  Falou que o momento é favorável ao fortalecimento das universidades federais, principalmente nos últimos 8 anos, do Presidente Lula.

Érick ainda fez questão de ressaltar o estilo de trabalho implantado pela Universidade em Goiás com o Reitor: o de interiorização, como forma de fortalecimento das unidades. “É dos reitores mais sensíveis ao Campus”, disse, ao relatar o salto em número de cursos – de 3 para 27. “Temos a possibilidade de construção do restaurante universitário e da Casa do Estudante”. Formado pela UFG em História, o vereador fez questão ainda de lembrar do seu tempo de estudante: “ Eu sou do tempo em que lutávamos para que o Campus não fechasse. Do tempo em que o Campus era dependente da Prefeitura”, disse ao lembrar que à época dava seus primeiros passos na vida política, nos movimentos estudantis. Segundo ele, a autonomia é sonho de todos, mas é preciso ressaltar as benfeitorias, o fortalecimento da instituição e a vinda de novos cursos, mais vagas.

“Sonho alto. Por que não trazer para o Campus o Curso de Jornalismo. Temos rádios, TV e jornais. Não precisamos mais de diploma (decisão do STF), mas é preciso enaltecer e privilegiar a imprensa livre. Érick também sugeriu cursos como Artes Cênicas e Direito. “Temos estrutura física. “Goiandira poderia ser uma extensão com o curso de Filosofia”.

Segundo a falar, o Reitor Edward Madureira, começou seu discurso ressaltando que poderia comemorar também os 27 anos de instalação do Campus de Catalão. Segundo ele, a possibilidade de criação de novas universidades não só em Goiás, mas no país, se deve à falta de força política em outros tempos. “Hoje a universidade se consolida. E talvez a criação (de uma nova Universidade) não seja o melhor caminho. Quero afastar esse discurso esse discurso. Temos que trabalhar a consolidação da expansão do Campus. A semântica do nome é o que menos importa”, disse, completando que a instituição conta hoje com mais de 200 professores. Para ele, o importante é formar pessoas com qualidade. “E é isso que estamos fazendo. A expansão está chegando. Estamos transformando vidas”, ressaltou. Segundo ele, o bom momento que a UFG vive hoje, é mérito do Presidente Lula. “O grande mérito do Governo Federal é a interiorização do ensino superior. Se essa política fosse de 40 anos atrás, a lógica seria diferente”. Ao receber o título de Cidadão goiandirense, Madureira brincou: “Esse título só faz aumentar minha responsabilidade com a educação não só de Goiás, mas na região sudeste”.

O diretor do Campus, Manoel Chagas, fez questão de falar da expansão da unidade e da perspectiva para breve. “Não precisamos ser tão ansiosos (em relação à autonomia do Campus). É um processo. O reitor Edward Madureira vai terminar sua gestão com mais três campus – no Norte o Estado e no Entorno de Brasília”, disse ao explicar que mantém convênios com 11 municípios da região no desenvolvimento de projetos de extensão e pesquisa. “O Campus dá um salto não só em qualidade, mas em quantidade também”.

Ao final, o radialista e professor, Arcilon Sousa Filho, fez questão de lembrar do tempo de consolidação do Campus “dos embates que a professora Milca Severino Pereira (atual Secretária de Educação e ex-Reitora) enfrentou.  Segundo o momento é desafiador, “mas dá tranquilidade pela qualidade do material humano formado pela UFG e Catalão”.