UFG integrará maior rede de cooperação educativa da América do Sul

Ter, 21 de Setembro de 2010 15:36 Ascom Ufg

Conselheiros da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM) aprovaram o futuro enlace por unanimidade

Considerada a maior rede de cooperação educativa entre instituições públicas da América do Sul, a Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM) aprovou, por unanimidade, o convite para cinco novas integrantes: Universidade Federal de Goiás, brasileira, Universidad Nacional de Cuyo e Universidad Nacional del Nordeste, argentinas, Universidad de Itapúa, paraguaia, e Universidad Nacional de Playa Ancha, chilena. A decisão foi anunciada na última reunião dos reitores que integram a AUGM, realizada ao final de agosto, na província de Santa Fé, Argentina.

Na ocasião, foram discutidos temas como a reformulação do estatuto da AUGM e sua expansão, depois de 19 anos de funcionamento. Em dezembro, o grupo volta a se reunir em São Carlos, interior de São Paulo, para oficializar a parceria com a UFG e as demais universidades sul-americanas.

Colaboram com a AUGM 21 instituições públicas. A uruguaia Universidad de La República (Udelar) foi a pioneira dessa iniciativa, em 1991, quando propôs cooperação aos vizinhos Argentina e Brasil. O maior objetivo da AUGM é fortalecer o ensino público na região, bem como as possibilidades de investigação que os países têm conjuntamente.