Unirio, UFF, UFG e UFJF em missão internacional para implantar EaD em Moçambique

Unirio, UFF, UFG e UFJF em missão internacional para implantar EaD em Moçambique

 

31 de Maio de 2010

Portal Andifes

  

A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) se une a outras três Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) para uma missão internacional promovida pela Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação (Seed/MEC). Entre os dias 17 e 21 de maio, representantes da Unirio, da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foram a Moçambique para reuniões de cooperação técnica com integrantes das Universidades Pedagógica e Eduardo Mondlane, situadas em Maputo, capital do país africano.


O encontro visa a iniciar os trabalhos de cooperação para a implementação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em pólos nas cidades moçambicanas de Beira, Lichinga e Maputo. As universidades brasileiras prestarão apoio técnico nas áreas de Pedagogia (Unirio), Matemática (UFF), Ciências Biológicas (UFG) e Administração Pública (UFJF). O objetivo é que os graduados obtenham dupla certificação, emitida por uma das instituições brasileiras em parceria com uma das universidades de Moçambique.


A missão foi formada pela Assessoria Internacional do MEC, com o secretário da Seed, Carlos Bielschowsky, funcionários do Ministério e professores indicados pelos cursos das universidades brasileiras. A professora Antonia Píncano, da Escola de Educação, representou a Unirio na comitiva. “Começamos o trabalho técnico analisando a matriz pedagógica e os planos dos cursos já existentes. Elaboramos uma proposta de elaboração de material didático, estabelecendo as semelhanças e as diferenças entre Brasil e Moçambique, sem deixar de considerar todo o conhecimento acumulado por eles”, contou a professora Antonia em seu relato sobre a missão, acrescentando que cerca de 8 mil professores do país que atuam em instituições superiores de ensino ainda não possuem curso de graduação.


“Além do reconhecimento da seriedade do trabalho da Pedagogia e da Educação a Distância da nossa Universidade, é uma oportunidade inédita de estreitar os relacionamentos com os países de língua portuguesa. É um trabalho que ultrapassa os limites nacionais e se concentra em uma visão muito comprometida com a humanização”, avaliou a professora Malvina Tuttman, reitora da Unirio.