Todos no combate ao mosquito

Todos no combate ao mosquito

Cidadãos devem cuidar das próprias casas, denunciar focos do mosquito e conscientizar colegas, amigos e familiares

18/02/2010

 Mesmo com o grande aparato técnico desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para conter o avanço da dengue em Goiânia, os profissionais de saúde afirmam que estas ações sozinhas não têm o poder de impedir o avanço da doença. A SMS conclama a população a colaborar com a guerra contra a dengue, cuidando de suas próprias casas, denunciando focos do mosquito e conscientizando colegas de trabalho, amigos e familiares.

A SMS procura de todas as formas atrair a luta popular contra a dengue e destaca que a participação do cidadão não pode ser só um discurso. Crianças, jovens, adultos e idosos têm que colocar em prática todos os dias os cuidados necessários para evitar água parada, pois somente assim a SMS será capaz de reverter a crise. A imprensa e membros de segmentos organizados da sociedade têm manifestado total atenção. Cidadania, responsabilidade social e união são palavras-chave contra a dengue. Faça a sua parte.

Para atender à população nessa época de enorme enfrentamento da dengue, com grande demanda nas unidades de saúde, a Coordenação de Urgências da SMS traçou estratégias para evitar e reduzir a mortalidade e enfrentar quaisquer impactos negativos na qualidade da assistência. Para tanto, foram contratados e capacitados novos médicos e enfermeiros para os serviços de pronto-atendimento. Foi também ampliada a oferta de exames laboratoriais necessários ao acompanhamento dos doentes. Tendas foram instaladas em quatro unidades 24 horas (Ciams Jardim América, Cais Curitiba, Ciams Urias Magalhães e Cais Chácara do Governador) para atender ao aumento da demanda.

Para unir forças ao combate, os acadêmicos de Medicina e de Enfermagem (da Universidade Federal de Goiás – UFG – e Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC-GO) que estagiam nas unidades da SMS passaram a ajudar na notificação, acompanhamento e evolução dos doentes, assim como na assistência de enfermagem.

Foram adquiridos insumos, soro endovenoso e oral, e cadeiras de observação para suprir 308 leitos na rede municipal de saúde. Cartazes com o protocolo de atendimento ao doente com suspeita de dengue foram afixados em cada consultório médico e colocados à disposição dos profissionais esfigmomanômetros e estetoscópios (para uso adulto e infantil) para a aferição de pressão arterial. Psicólogos e equipes do Grupo de Humanização da SMS têm monitorado e auxiliado na oferta de soro aos usuários.

Sintomas e tratamento
Dengue, uma doença febril aguda, causada por um vírus que é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Esse mosquito se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais. Após a picada do vetor, os sintomas se manifestam a partir do terceiro dia. O tempo médio do ciclo é de 5 a 6 dias. O intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de incubação. É depois desse período que os sintomas aparecem. Na dengue clássica, vem uma febre alta com início súbito, forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos. Ainda seguem-se a perda do paladar e do apetite, surgimento de manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores; náuseas e vômitos, tonturas, extremo cansaço, moleza, dor no corpo, muitas dores nos ossos e articulações.

A dengue hemorrágica provoca os sinais de alerta:· dores abdominais fortes e contínuas; vômitos persistentes, pele pálida, fria e úmida; sangramento pelo nariz, boca e gengivas; manchas vermelhas na pele, sonolência, agitação e confusão mental, sede e boca seca, pulso rápido e fraco, dificuldade respiratória e perda de consciência. Na dengue hemorrágica, o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas.

TRATAMENTO
A reidratação oral é medida importante e deve ser realizada durante todo o período de duração da doença e, principalmente, da febre. A pessoa deve manter-se em repouso e só usar medicamentos prescritos pelo médico para aliviar as dores e a febre. Quem já contraiu a forma clássica deve procurar, imediatamente, atendimento médico em caso de reaparecimento dos sintomas agravados com os sinais de alerta, pois corre o risco de estar com dengue hemorrágica. Todo tratamento só deve ser feito sob orientação médica.

Fumacê chega a todos os bairros
Uma das estratégias da Secretaria Municipal de Saúde para combater a dengue é a intensificação das ações em menor espaço de tempo. Entre estas está o uso maciço da UBV pesada (Ultra Baixo Volume), o popular “fumacê”. A medida, que já conta com uma frota de 14 veículos e aguarda a chegada de mais outros quatro, acelerará o processo de aplicação do produto, aumentando para quatro horas de duração por período,  o que dará mais tranquilidade à população goianiense.

A força-tarefa será executada a cada três dias, incluindo finais de semana e feriados. A perspectiva é que em 18 dias toda Goiânia seja percorrida por 397 agentes de combate a endemias da SMS, que estão em campo fazendo aplicações tanto com o carro do “fumacê” quanto com a UBV leve (agentes com bomba costal) e as visitas domiciliares. Reforço será efetuado pela ação, que se estenderá até o final de abril. A quinta semana do plano de intensificação teve início ontem e na terceira semana, o plano já havia coberto cerca de 200 mil imóveis. Os carros do fumacê trabalham diariamente das 8h às 17h.

As áreas selecionadas para receber as aplicações foram as que tiveram maior número de casos de suspeita da doença. Serão 58.336 imóveis ao todo. A orientação do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental é que, quando for feita a aplicação do inseticida, a população permita a entrada do produto nas casas, abrindo portas e janelas, para tornar a medida eficaz. A restrição é apenas para casos em que haja pessoas enfermas. É recomendado apenas que o produto não seja inalado diretamente. Em caso de desconforto, a pessoa deve-se afastar para um local mais arejado ou fazer uso de lenços para cobrir o rosto. O inseticida usado no combate é o Malathion. A UBV pesada possui de 30% a 90% de eficácia. Não há necessidade de requisitar o serviço do “fumacê”. A vistoria será realizada pelos agentes de acordo com o planejamento feito pela secretaria. Na terceira semana do plano, de 2 a 6 de fevereiro, as ações se concentraram na região sudoeste.

 

Moradora dá exemplo ao manter casa limpa
Entre todas as parcerias firmadas pela Prefeitura de Goiânia para vencer a batalha contra a dengue, não há outra mais importante do que a participação e o empenho do cidadão. É somente com o incentivo populacional que será possível reduzir o quantitativo de casos notificados nos anos anteriores. De acordo com a Secretaria de Saúde, as campanhas de conscientização realizadas ao longo dos anos, por meio de cartazes, rádio, televisão, internet, jornais impressos, revistas e outros, têm elevado o nível de consciência do cidadão, o qual tem demonstrado atenção e cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

A dona de casa Gloracy Silva Borges, 48, moradora do Setor Santo Hilário, em Goiânia, na Rua Benjamim das Flores, toma todos os cuidados necessários, além de solicitar e reclamar quando os vizinhos não adotam a mesma medida. Flores e plantas não faltam em sua residência. São cerca de 50 jarros espalhados pela casa e quintal. Tudo muito bem cuidado. Para ela, a primeira coisa a se observar é se não está ficando água parada em algum local, e isso é feito diariamente. Além das plantas, ela não deixa garrafas espalhadas pelo quintal, nem tampinhas. A preocupação é excessiva, mas quando é para preservar a saúde de sua família e de seus vizinhos, todo cuidado é considerado pouco. Ela conta que é sempre bom, pelo menos duas vezes ao mês, dar uma faxina geral em casa e quintal, retirar os lixos acumulados e manter tudo sempre limpo. “Pode dar trabalho e até ser cansativo, mas é necessário e garante a saúde de todos”, sublinha Gloracy.

Ela diz que a comunidade deve seguir os mesmos exemplos dela. Na casa de Gloracy, as vasilhas das plantas estão cheias de areia para não acumular água parada. As garrafas estão com a boca para baixo e as calhas estão limpas.

Nem a casinha de Chuk, o cão de estimação, escapa dos cuidados de dona Gloracy. Está tudo bem limpo. As vasilhas de alimento são sempre lavadas e não acumulam água. “Fazemos o máximo possível para não deixar acumular água nos recipientes. A responsabilidade é de todos, e nós estamos fazendo a nossa parte. A prefeitura sozinha não consegue agir sem o apoio da população. Acabar com a dengue começa dentro de casa”, incentiva Gloracy.

O marido de Gloracy, o aposentado Cirilo Dias Nogueira, 54, é quem dá apoio e colabora com a manutenção da limpeza do quintal. “Não deixamos acumular sujeira, capinamos e retiramos o que pode acumular água.” Quando a equipe de reportagem chegou à casa deles, na manhã de sábado, 6 de fevereiro, eles estavam terminando de realizar uma faxina no quintal. “Já estava na hora. Vocês vieram em um dia bom”, afirma o aposentado.