Cartilha incentiva o aleitamento materno

Notícias de Goiás/Goias Agora - 22/12/2010

Cartilha incentiva o aleitamento materno

“É importante que as pessoas tragam propostas e sugestões para melhoria da saúde pública, assim como esse grupo de formandos em Jornalismo fizeram dentro da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes”. A afirmação foi feita ontem pela secretária da Saúde Irani Ribeiro de Moura, durante o lançamento da primeira edição da cartilha informativa produzida dentro da unidade de saúde.

O projeto visa incentivar o aleitamento materno e foi desenvolvido pelos profissionais que atendem na Maternidade e estudantes do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Goiás – UFG. O produto final foi a cartilha.

O material explicativo tem o objetivo de alertar as futuras mamães quanto à importância da amamentação para a saúde do bebê e repassar outros esclarecimentos de forma simples e direta. A cartilha conta, através de quadrinhos, a história da personagem Lourdes, que exemplifica as dúvidas frequentes das mulheres sobre como amamentar e cuidar da mama na fase de aleitamento.

Também ontem foram lançados três vídeos educativos sobre aleitamento materno, banho do bebê e ainda cuidados com o umbigo do recém-nascido. Os vídeos vão ser exibidos para as novas mamães enquanto estiverem internadas nas enfermarias. A medida visa dar suporte às dicas que já são repassadas pela equipe de pediatria, fonoaudiologia e enfermagem.

Mortalidade infantil
Para Irani Ribeiro de Moura essas informações são a melhor tecnologia para melhorar a assistência e diminuir os índices de mortalidade infantil. Ela ainda ressaltou que amamentar contribui na redução do risco de câncer de mama e de colo do útero. “O que não faltam são motivos para amamentar, independente da idade da mãe ou de sua classe social”, acrescentou.

O diretor geral da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, Akira Sado, agradeceu a participação dos formandos em Jornalismo para elaboração do material lançado e de ações desenvolvidas para melhoria do ambiente de trabalho e das enfermarias. “Embora possa parecer simples, é um trabalho de extremo valor, pois une mãe e filho por meio de orientações de cuidados”, destacou.
Mais informações: (62) 3201-3816