Encontro de Cooperação Internacional começa terça-feira na UFGD

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) realizará na terça e quarta-feira, 28 e 29 de setembro, o II ECIND - Encontro de Cooperação e Intercâmbio Internacional de Dourados, com o tema “Cooperação Internacional: Desafios, Perspectivas e Oportunidades”.

A abertura será às 19h30, no cine-auditório da Unidade I, com a presença dos reitores da UFGD e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e com a palestra “A Política de Relações Internacionais da UFG: metas e ações”, ministrada pela profa. Dra. Ofir Bergemann de Aguiar, coordenadora de Assuntos Internacionais da Universidade Federal de Goiás. Posteriormente será realizado um relato de experiência sobre “A Mobilidade Acadêmica na Universidade do Porto”, com os alunos Bruna Cambraia Garms, Layla Iapechino Souto e Valmor Alovisi Jr.

Já na quarta-feira (29), a programação começa às 9h, no auditório da FCA (Faculdade de Ciências Agrárias), localizado na Unidade II, com sessão coordenada sobre “Programas e Oportunidades de Cooperação e Intercâmbio Internacional”. Serão abordados os itens: “Ensino Superior Holandês: Possibilidades de Cursos e Bolsas de Estudo”, “Bolsas de Estudo, Intercâmbio e Cooperação na Espanha”, “Oportunidades de Estudo e Pesquisa na Alemanha” e “Imagine Estudar no Canadá: Oportunidades de Estudo, Pesquisa e Cooperação”.

Durante a tarde serão realizadas oficinas sobre: “Captação de Recursos para Projetos” (para professores) e “Oportunidades de Estágio no Exterior” (para alunos). O encerramento será às 15h15 com Marcos Antonio da Silva, chefe do Escritório de Assuntos Internacionais da UFGD, promotor do evento.