Seis bueiros romperam desde 2004

Seis bueiros romperam desde 2004

Caso mais recente foi na GO-164, que teve pista interrompida durante chuva na 2ª-feira

Carla Borges

Falhas na manutenção, no dimensionamento dos projetos, excesso de desmatamento e de chuvas estão entre as possíveis causas de comprometimento de bueiros metálicos que, em seis anos, levaram à interdição de seis rodovias em Goiás, causando prejuízos, transtornos e até mortes. O último caso ocorreu na tarde de terça-feira, na GO-164, entre São Luís de Montes Belos e Sanclerlândia, no Mato Grosso Goiano. Com a interdição, os motoristas estão precisando fazer desvios de até 150 quilômetros.


Especialistas ouvidos pelo POPULAR apontaram uma série de fatores que podem estar entre as causas que provocaram danos em bueiros de metal, também chamados ármicos. “Pode ser falta de manutenção e também subdimensionamento do sistema de drenagem”, avalia a engenheira civil Lilian Ribeiro de Rezende, professora da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Goiás (UFG).


Destacando que a causa específica de cada problema só pode ser apontada por vistoria técnica, a professora pondera que as condições climáticas e o desmatamento excessivo de encostas e fundos de vale também devem ter contribuído. “O engenheiro faz projeções de vazão, estimativas que às vezes podem dar errado”, observa. “O clima também contribui”, alerta.

A também engenheira civil Gláucia da Fonseca Ferreira tem opinião semelhante. “Às vezes, a obra é dimensionada para um local que depois é totalmente modificado, por desmatamento promovido pelos fazendeiros ou por alteração do perfil da região”, explica. Um exemplo dessa segunda situação é a região de Goianésia, onde várias usinas de álcool foram ou estão sendo instaladas, o que aumenta consideravelmente o fluxo de veículos, inclusive pesados, em rodovias que foram planejadas para receber um contingente bem menor.


Investimento

O gerente de Operações e Manutenção da Agetop, José Gonzaga de Souza, descarta que haja problemas em relação ao tipo de bueiro usado nas rodovias que foram rompidas pela água da chuva. O gerente da Agetop acredita que os problemas nas seis rodovias interditadas em seis anos foram todos provocados por excesso de chuvas em pontos isolados.


Ontem, o governador Alcides Rodrigues esteve no Ministério do Planejamento para solicitar recursos para obras viárias em Goiás. “Solicitamos mais 250 milhões de reais para a duplicação da BR-060, que liga Goiânia até a cidade de Jataí”, afirmou.