Terceira via pode ser a força extra de Iris Rezende


Terceira via pode ser a força extra de Iris Rezende



Cientistas políticos e lideranças avaliam que base governista rachada prejudica Marconi Perillo e beneficia, indiretamente, o peemedebista. Mas a alternativa à polarização encontra dificuldades para se concretizar



INÃ ZOÉ (14/03/2010)



São mui­tas as es­pe­cu­la­ções em tor­no de uma ter­cei­ra via, ou nova frente, en­ca­be­ça­da pe­lo PP do go­ver­na­dor Al­ci­des Ro­dri­gues nas elei­ções es­ta­du­ais, co­mo al­ter­na­ti­va po­lí­ti­ca à po­la­ri­za­ção en­tre PMDB e PSDB. A dis­cus­são vem se ar­ras­tan­do há al­gum tem­po, mas com a apro­xi­ma­ção do pra­zo li­mi­te pa­ra a desin­com­pa­ti­bi­li­za­ção, tem me­re­ci­do mais aten­ção, e até cer­ta pres­são da­que­les que de­fen­dem o pro­je­to po­lí­ti­co. Em bus­ca ain­da de um no­me for­te que dê o mí­ni­mo de con­di­ções pa­ra en­trar na dis­pu­ta, o PP apos­ta em pes­qui­sas quan­ti­ta­ti­vas e qua­li­ta­ti­vas que apon­tem a me­lhor di­re­ção.



Os no­mes co­gi­ta­dos, re­cen­te­men­te o do pre­fei­to de Se­na­dor Ca­ne­do, Van­der­lan Car­do­so (PR), e do se­cre­tá­rio de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca, Er­nes­to Rol­ler (PP), até o mo­men­to não têm ti­do res­pal­do do elei­to­ra­do go­i­a­no. Co­mo ob­ser­va o ci­en­tis­ta po­lí­ti­co e pró-rei­tor de pes­qui­sa da Uni-evan­gé­li­ca, Ita­mi Cam­pos, eles não re­per­cu­tem em ní­vel es­ta­du­al. O go­ver­na­dor, por ou­tro la­do, não es­con­de o de­se­jo de que seu fi­el es­cu­dei­ro, o se­cre­tá­rio da Fa­zen­da, Jor­ce­li­no Bra­ga, te­nha seu no­me apre­ci­a­do pa­ra con­cor­rer à va­ga. Tan­to que já es­tu­da o afas­ta­men­to de Bra­ga da pas­ta de for­ma que es­te­ja a to­tal dis­po­si­ção do par­ti­do nas elei­ções.



Nos três anos de go­ver­no o se­cre­tá­rio tem ata­ca­do di­re­ta e in­di­re­ta­men­te as ges­tões do ex-go­ver­na­dor Mar­co­ni Pe­ril­lo (PSDB), prin­ci­pal­men­te no que diz res­pei­to a um su­pos­to dé­fi­cit dei­xa­do pe­lo pré-can­di­da­to tucano no va­lor de R$ 100 mi­lhões men­sais. Ele es­ta­ria re­u­nin­do do­cu­men­tos que com­pro­va­ri­am es­sa e ou­tra sé­rie de ir­re­gu­la­ri­da­des, a se­rem apre­sen­ta­das na cam­pa­nha. Com ou sem Bra­ga, Van­der­lan, Rol­ler, ou ou­tros no­mes já co­gi­ta­dos ao lon­go do pro­ces­so, ca­so a no­va fren­te se con­cre­ti­ze, há quem apos­te que te­nha for­ça pa­ra de­sar­ti­cu­lar a cam­pa­nha de Mar­co­ni Pe­ril­lo. “A can­di­da­tu­ra da terceira via, co­mo es­tá sen­do co­lo­ca­da, atra­pa­lha a cam­pa­nha de Mar­co­ni na me­di­da em que ra­cha a ba­se ali­a­da, que in­clu­si­ve ele­geu o atu­al go­ver­na­dor”, ava­lia Cam­pos.



O ci­en­tis­ta po­lí­ti­co e pro­fes­sor da PUC-Go­i­ás Wil­son Fer­rei­ra Cu­nha de­fen­de a te­se de que tan­to o pre­fei­to da Ca­pi­tal quan­to o go­ver­na­dor fa­zem par­te de um pro­je­to po­lí­ti­co na­ci­o­nal, ar­qui­te­ta­do pe­lo pre­si­den­te Lu­iz Iná­cio Lu­la da Sil­va. O ob­je­ti­vo mai­or se­ria ele­ger presidente a mi­nis­tra da Ca­sa Ci­vil, Dil­ma Rous­seff (PT), mas a der­ro­ta do PSDB em ní­vel re­gi­o­nal não fu­gi­ria da me­ta da ali­an­ça. “Não há di­fe­ren­ça cla­ra en­tre as du­as fren­tes, ca­so ha­ja um se­gun­do tur­no, cer­ta­men­te es­ta­rão uni­das.” Es­sa ali­an­ça PT-PMDB, lem­bra, é co­nhe­ci­da an­tes mes­mo da elei­ção mu­ni­ci­pal de 2008.



Con­cor­dan­do com Cu­nha, a ci­en­tis­ta po­lí­ti­ca e pro­fes­so­ra do de­par­ta­men­to de ci­ên­cias so­ci­ais da Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral de Go­i­ás (UFG) Sil­va­na Krau­se des­ta­ca, en­tre­tan­to, que mes­mo que as elei­ções no Es­ta­do re­fli­tam as ori­en­ta­ções na­ci­o­nais dos par­ti­dos, não se po­de des­con­si­de­rar as ar­ti­cu­la­ções fei­tas em ní­vel re­gi­o­nal. “A po­lí­ti­ca em ní­vel re­gi­o­nal cos­tu­ma fa­lar mais al­to”, pon­de­ra.



Pa­pel do exe­cu­ti­vo



Dú­vi­das sur­gem quan­do se ten­ta men­su­rar o pa­pel do go­ver­na­dor na con­so­li­da­ção da fren­te go­ver­nis­ta, e sua in­flu­ên­cia nas elei­ções. In­dis­cu­ti­vel­men­te, a terceira via, ao con­tar com o apoio da má­qui­na, oxi­ge­na su­as chan­ces no pá­reo, mas a trans­fe­rên­cia de vo­to, co­mo Lu­la vem ten­tan­do fa­zer com Dil­ma, não é al­go fá­cil de se al­can­çar. Mes­mo com seu go­ver­no bem ava­li­a­do nas pes­qui­sas, Al­ci­des, di­fe­ren­te de Lu­la, não pos­sui ca­ris­ma ele­va­do, nem mes­mo de­mons­tra com cla­re­za o de­se­jo de con­ti­nui­da­de.



O can­di­da­to que ti­ver es­ses ín­di­ces, ana­li­sa o ci­en­tis­ta po­lí­ti­co Pe­dro Cé­lio, já dis­põe de gran­de for­ça pa­ra ini­ci­ar ne­go­ci­a­ções e for­ta­le­cer uma cam­pa­nha elei­to­ral. “O fa­to é que há tam­bém inú­me­ros exem­plos de que pes­qui­sa não ga­ran­te vi­tó­ria em elei­ção.” Um con­ju­ga­do de fa­to­res pre­ci­sa ser for­ma­do pa­ra con­fir­mar e en­ri­que­cer a pre­dis­po­si­ção ori­gi­nal. Ca­pa­ci­da­de de am­pli­ar ali­an­ças, pro­gra­ma de go­ver­no com­pa­tí­vel com de­man­das so­ci­ais e eco­nô­mi­cas bá­si­cas, for­ma de uso da te­le­vi­são e da pro­pa­gan­da, de­sem­pe­nho pes­so­al do can­di­da­to, etc. Co­mo ob­ser­va o ci­en­tis­ta po­lí­ti­co Re­gi­nal­do Li­ma, “o go­ver­na­dor é um bom po­lí­ti­co, mas não apre­sen­ta aque­la von­ta­de de par­tir pa­ra o de­ba­te, o que nes­se mo­men­to é pri­mor­di­al.” O go­ver­na­dor, se­gun­do ele, tem ti­do cau­te­la, por não ter ain­da re­u­ni­do os apoi­os que es­pe­ra pa­ra a elei­ção. “Mui­tos pre­fei­tos da ba­se go­ver­nis­tas se mos­tram in­de­ci­sos, e há o te­mor de que nas con­ven­ções ten­dam pa­ra o la­do de Marconi Pe­ril­lo.”



Bri­ga in­ter­na



De­pu­ta­do fe­de­ral e pre­si­den­te do PR es­ta­du­al, San­dro Ma­bel tem tra­ba­lha­do pa­ra em­pla­car a can­di­da­tu­ra do pre­fei­to de Se­na­dor Ca­ne­do co­mo o no­me da op­ção pa­la­cia­na pa­ra o go­ver­no do Es­ta­do. Se­gun­do o par­la­men­tar, Van­der­lan Car­do­so tem as atri­bu­i­ções que o PP e seus ali­a­dos bus­cam ho­je pa­ra fa­zer fren­te ao PSDB nas elei­ções. “Ele é um po­lí­ti­co jo­vem, ar­ro­ja­do, com­pe­ten­te e que tem fei­to uma óti­ma ges­tão na Pre­fei­tu­ra de Se­na­dor Ca­ne­do.” Se­gun­do Ma­bel, com Van­der­lan co­mo can­di­da­to se for­ma­ria uma su­perfren­te com­pos­ta por PP, PR, PSB, PDT e pos­si­vel­men­te o DEM.



Ape­sar de seu par­ti­do ain­da não ter se de­fi­ni­do em ní­vel re­gi­o­nal, o se­na­dor De­mós­te­nes Tor­res (DEM) acre­di­ta ser vi­á­vel a pro­pos­ta des­sa al­ter­na­ti­va po­lí­ti­ca, prin­ci­pal­men­te por con­tar com o apoio do go­ver­no es­ta­du­al. Ele, que já pas­sou pe­la ex­pe­ri­ên­cia de se lan­çar co­mo can­di­da­to sem es­se res­pal­do, dis­se que o su­por­te é fun­da­men­tal e que o elei­to­ra­do go­i­a­no já mos­trou dis­po­si­ção em apos­tar em um pro­je­to no­vo. “Se Van­der­lan apre­sen­tar um pro­je­to di­fe­ren­ci­a­do, ges­ta­do em pro­pos­tas no­vas, não em re­pe­ti­ções, e sou­ber apro­vei­tar es­te es­pa­ço, tem gran­de chan­ce.”



Con­tra­ri­an­do as si­na­li­za­ções do go­ver­na­dor e as pres­sões do Par­ti­do Re­pu­bli­ca­no, o pre­si­den­te de hon­ra do PP e rei­tor da Uni-Anhan­gue­ra, Jo­venny Cân­di­do, acre­di­ta que o no­me mais vi­á­vel pa­ra a con­so­li­da­ção da ter­cei­ra via é o do ex-pre­fei­to de Rio Ver­de Pau­lo Ro­ber­to Cu­nha. “O no­me não se­rá nem o do Rol­ler, nem o do Bra­ga, nem mes­mo do Van­der­lan. Te­mos qua­dros im­por­tan­tes, não pre­ci­sa­mos im­por­tar nin­guém.”



No mar de in­de­fi­ni­ções, on­de a no­va fren­te cor­re con­tra o tem­po pa­ra vi­a­bi­li­zar um can­di­da­to e o pre­fei­to Iris Re­zen­de tem de­mons­trado in­de­ci­são quan­to a sua can­di­da­tu­ra, a cha­pa tu­ca­na ga­nha for­ça. Mas co­mo as ali­an­ças só se con­cre­ti­zam em ju­nho, no­vas for­ma­ta­ções po­dem im­pul­si­o­nar o qua­dro po­lí­ti­co atu­al apre­sen­tan­do ce­ná­rios ain­da pou­co cla­ros.