É preciso pensar nas pessoas, alerta professor

“É preciso pensar nas pessoas”, alerta professor

 

O Popular

 

Camila Blumenschein

 

19/03

O maior desafio à gestão pública em regiões metropolitanas é pensar nas pessoas que nelas vivem. Esta é a proposta sugerida pelo professor especialista em planejamento urbano e doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP), Eguimar Chaveiro, em palestra sobre gestão urbana, ministrada durante o 5º fórum do projeto Agenda Aparecida, Minha Cidade, realizado ontem na Faculdade Alfredo Nasser (Unifan), no Setor Jardim das Esmeraldas.

O Agenda Aparecida é um projeto promovido pelo jornal O POPULAR e pela Prefeitura Municipal de Aparecida de Goiânia, que envolve seis fóruns de discussão regionais em bairros da cidade, seis cadernos especiais editados pelo jornal, um concurso de fotografia entre moradores, além da campanha “Eu Cuido da Minha Cidade”, mostrando as pessoas que fazem algo de concreto em benefício da região em que moram.

Na palestra, que teve como tema “Os desafios das gestões em regiões metropolitanas: o caso da Vila Brasília”, Chaveiro destacou a importância do diálogo e da integração de forças entre os moradores das regiões metropolitanas para que os problemas dos bairros possam ser solucionados.

“Cidade é gente. Não pode existir um bom bairro em uma cidade com desigualdade social. É preciso participação, pois a luta só tem sentido se houver um esforço coletivo”, acentuou.

Baseado em uma pesquisa realizada pelo POPULAR, Chaveiro lembrou que 40% dos moradores de Aparecida de Goiânia são imigrantes que trabalham no mercado informal e que mais de 50% das pessoas que vivem na Vila Brasília são jovens. “Nenhuma gestão pode desconsiderar os sujeitos da cidade”, declarou.

O professor da UFG relacionou uma das maiores reclamações dos moradores da região - a falta de segurança - com o desafio da gestão pública em estudar as pessoas que vivem em cada bairro.

Câmeras
De acordo com Chaveiro, estudiosos da violência nas cidades afirmam que as gestões têm apenas militarizado as cidades, o que não é uma solução para o problema. “As câmeras de vigilância não estão dando conta de resolver o problema da violência. É preciso dar educação aos jovens, oportunidades e atividades fora da escola para que eles deixem questões como as drogas de lado”, ressaltou.

Para Chaveiro é necessário que as empresas imobiliárias tenham também o uso do solo, para que os lotes e espaços públicos não sejam precarizados. “Sem esse controle do espaço público muitos espaços passam a ser depósitos de lixo, além de serem usados por pessoas para venda e uso de drogas, sepultamento de mortos e muitas outras coisas que tiram a funcionalidade do solo urbano”, disse.

O palestrante citou a Avenida Rio Verde, na Vila Brasília, como uma região onde o solo urbano é valorizado, mas que também é uma zona de confronto histórico, pois está na divisa de Aparecida e Goiânia. “As pessoas não têm que criar desigualdades e sim se unirem em busca de bairros melhores”, declarou.

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, fez a abertura oficial do evento e disse que a maior objetivo da sua administração é conseguir recursos para conseguir resolver os problemas debatidos no Agenda Aparecida, Minha Cidade.

“Aparecida é uma cidade muito grande, são 530 mil habitantes, é maior que 5,5 mil cidades brasileiras e do que seis capitais e está em um dos últimos lugares em arrecadação. Queremos dar qualidade de vida à população e estamos na luta para conseguir os recursos que merecemos”, declarou o prefeito.

Maguito destacou que a prefeitura de Aparecida está investindo na compra de câmeras, que serão espalhadas pela cidade com o intuito de diminuir a violência, e que um programa de água tratada e redes de esgoto será colocado em prática urgente.

“A rede de esgoto, que muitos bairros de Aparecida ainda não têm, é muito importante para a saúde e a qualidade de vida das pessoas. Vamos investir nisso com urgência”, prometeu.

O recapeamento do asfalto velho e danificado pela chuva foi outra medida citada pelo prefeito e que foi muito aplaudida pelas pessoas presentes no fórum.

Opinião

Qual é o maior problema da região na qual você mora?

“O maior problema da minha região é o asfalto danificado e cheio de buracos. Precisamos urgente do recapeamento, pois está quase impossível andar nas ruas”.
Moema Maria, 60 anos, professora e moradora do Jardim Porgresso

“Onde moro é muito escuro, temos poucos postes de luz e como muita gente anda a pé é muito perigoso. Também estamos sofrendo com o problema das erosões.”
Ana Paula Ramos, 26 anos, pedagoga e moradora da Vila Sul

“Falta asfalto e saneamento na minha região. Isso impede empresas de se instalarem lá e também contribui para a violência.”
Ozéias Laurentino, 51 anos, jornalista e morador do Parque Santa Cecília

“Falta associativismo. As pessoas não se reúnem para discutir os problemas da cidade, o que é muito importante.”
Denis Castilho, de 25 anos, professor e morador do Jardim Luz