CMTC estuda exigências dos estudantes da UFG

CMTC estuda exigências dos estudantes da UFG

Hoje Notícia – 30/03/10

A Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) reuniu-se na tarde de ontem com a diretoria Técnica e a Central de Controle Operacional de todas as linhas da rede metropolitana para estudar as reivindicações dos estudantes da Universidade Federal de Goiás (UFG) referentes ao transporte público.

O representante do Conselho Universitário da Universidade, Fernando Vieira, destacou que já tem dois anos que eles se reúnem com a entidade solicitando a mudança de algumas ações, e não tiveram retorno. No entanto, com as últimas mudanças nas linhas o estudante afirma que a situação ficou muito complicada. “É um absurdo a quantidade de ônibus para atender a demanda. Solicitamos o aumento do número de veículos nas linhas no período de pico, pois os pontos ficam superlotados”. Ele revelou que hoje, cerca de 18 mil alunos estudam no Campus 2.

Os universitários também exigem o retorno da linha do setor Marista, que tinha sido retirada nos finais de semana, e da linha 263 que vai do Itatiaia à Praça da Bíblia. Quanto a essas exigências, o presidente da CMTC, Marcos Massad, adiantou que os ônibus voltarão a circular no Marista aos sábados e domingos e que no trajeto da Praça, mais quatro viagens nos períodos de pico serão feitas.

Outras solicitações, Massad afirma que serão previamente estudadas, mas certifica que vai fazer de tudo para atender o máximo de reivindicações.

OUTRAS EXIGÊNCIAS

O Conselho dos Estudantes destacou que além dos transtornos nas mudanças da linhas, superlotação dos ônibus e pontos e falta de veículos, há normas instituídas pela CMTC e Setransp que são inconstitucionais. “Eles estipulam um prazo para que os estudantes possam fazer a carteira de estudante e ter direito a tarifa de meia passagem, que é feita no início das aulas, mas a lei diz que este é um direito do estudante e não tem prazo para que o cartão seja feito”. Outro problema referente ao cartão de transporte do estudante é que só pode ser recarregado nos períodos escolares.

Marcos afirmou que todas as questões serão avaliadas, mas ainda não se sabe se todos os pedidos poderão ser atendidos, todavia, ele garante que os órgãos responsáveis vão analisar as questões. (Flávia Moreno)