Homem enganava mulheres pela internet

Homem enganava mulheres pela internet

Hoje Notícia, 07/04/2010

A fonoaudióloga Marta Vilela, de 50 anos, conheceu Antônio Umbelino Pereira, de 49 anos, no site de relacionamentos Par Perfeito. Depois de conversarem pela internet, marcaram um encontro e, a partir daí, passaram a ter um relacionamento que durou pouco mais de um mês. Tudo corria bem até Marta descobriu que o já namorado roubava pertences de sua casa. O caso foi parar no 1º Distrito Policial (DP) de Goiânia e descobriu-se que, além da fonoaudióloga, Antônio, que se diz gráfico aposentado, aplicou o golpe em outras mulheres da Capital. Não se sabe ainda a quantidade de vítimas, mas, de acordo com informações policias o perfil das mulheres é o mesmo: empresárias ou médicas solteiras.

A polícia chegou até Antônio após a denúncia feita por Marta. Ele foi preso no Araguaia Shopping, em Goiânia, após marcar um encontro com a vítima, que criou um perfil falso naquele site justamente para atrair o suspeito do golpe até o local. A fonoaudióloga conta que tinha plena confiança no namorado e, em certa ocasião, entregou as chaves de seu apartamento para ele tomar um banho antes de uma viagem de trabalho. Um dia depois, ele teria entrado no local com a cópias das chaves e as câmeras de segurança do prédio flagraram o momento em que ele entrou no elevador com uma mochila e duas sacolas nas mãos.

Marta conta que ele levou de sua casa um notebook, um iPod, um porta-retratos digital e US$140. Antes disso, segundo ela, Antônio já havia levado uma câmera fotográfica digital. Ela recebeu ainda três cheques sem fundo do suposto golpista. Na última segunda-feira, a fonoaudióloga descobriu, por meio de duas mulheres, que também teriam sido enganadas, que Antônio usava seu carro para se encontrar com outras supostas vítimas. Ela diz que ter perdido bens não a deixou preocupada, mas se sentiu muito triste com o fato de ter sido enganada por uma pessoa que ela confiava. “As histórias que ele contava eram muito bem elaboradas. Ele (Antônio) não entrava em contradição em nenhum momento”, diz Marta.

Depois do golpe sofrido, Marta aconselha outras mulheres a não procurar relacionamentos pela internet, pois, segundo ela, “não existe nenhum site confiável”. O titular do 1º DP, André Luiz Abrão, observa que sites de relacionamentos são muito frágeis e propensos a realização de golpes, por isso, diz o delegado é preciso ter cautela ao manter esse tipo de contato. E, caso ocorra algum tipo de golpe, a recomendação é para que as vítimas procurem a delegacia. Segundo ele, Antônio, que já tem um mandado pela prática de estelionato, vai responder agora pelo crime de furto qualificado, com pena que vai de dois a quatro anos.

Segundo a doutora em psicologia escolar e professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG), Silvia Zanolla, afirma que o computador é uma espécie de fuga. “Os sites de bate papo facilitam as pessoas a satisfazerem o desejo de ser quem não é. Há a criação de uma realidade própria”, afirma. Ela complementa que a pessoa mostra quem ela que ser, isso é, uma espécie de avatar.



PERFIS

Antônio Umbelino mantinha três perfis naquele site de relacionamento, segundo apurado nas investigações. Marta solicitou a administração do site que os perfis do suposto golpista sejam excluídos, o que só vai ocorrer após ser provado o golpe. Na manhã de ontem, já na delegacia, Antônio negou as acusações e disse que usa a internet para verificar e-mails. Disse ainda que Marta fez a denúncia porque foi deixada por ele. “Mulher revoltada é capaz de tudo”, frisou. Sobre outras vítimas, ele diz que todas terão que provar o golpe. Afirmou ainda que o notebook que ele levou foi um presente de Marta e que dinheiro emprestado (que teria recebido de outras mulheres) não é roubado. (Wanessa Rodrigues)