Universidade Federal de Goiás volta a utilizar nota do Enem

Universidade Federal de Goiás volta a utilizar nota do Enem

Portal Terra

09/04/2010

O Conselho de Ensino e Pesquisa, Extensão e Cultura da Universidade Federal de Goiás (Cepec/UFG) definiu em reunião nesta sexta-feira que o resultado do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será utilizado no vestibular de inverno deste ano, caso o candidato opte por isso. A instituição havia suspendido a decisão no final do ano passado após o Ministério da Educação (MEC) remarcar as prova por causa da descoberta de uma fraude.

A pró-reitora de Graduação da UFG, Sandrama Matias Chaves, disse que o candidato poderá optar por utilizar a nota do Enem na primeira etapa do vestibular. "A nota vai ter um peso de 40% na avaliação", explica. A avaliação do ensino médio já foi utilizada nos vestibulares do final de 2008 e de meados de 2009, mas com um percentual menor: 20%.

A medida já havia sido anunciada há duas semanas pela reitoria da UFG, mas dependia ainda da aprovação pelo Cepec/UFG. A Câmara de Graduação da UFG já havia aprovado a volta do Enem em reunião no dia 22.

O uso do Enem havia sido retirado do edital do processo seletivo do ano passado porque o MEC havia remarcado a prova para dezembro, dificultando seu aproveitamento dentro do calendário da UFG. "O resultado seria divulgado muito tarde, se esperássemos teríamos de atrasar todo o calendário", disse a pró-reitora.

As provas da primeira fase do vestibular 2010/2 da UFG estão previstas para acontecer no dia 16 de maio.