Lançamento de livro sobre filósofo marca chegada de novo selo editorial goiano

LANÇAMENTO

Boas-Novas

Lançamento de livro sobre filósofo marca chegada de novo selo editorial goiano

Rogério Borges

 A noite de autógrafos do livro Alexandre Koyré – Historiador do Pensamento, organizado pelo professor de história Marlon Salomon, hoje, às 19h, na sede da Associação dos Docentes da UFG (Adufg), na Vila Nova, marca mais que o lançamento de um livro. O evento comemora também o início dos trabalhos de um novo selo editorial em Goiânia, o Almeida & Clément Edições, que vai se concentrar na publicação de textos de referência na área de ciências humanas. O selo, que pertence à professora francesa Céline Clément, é um projeto que nasceu na França, quando ela conheceu seu atual marido, o também professor de filosofia Fábio Ferreira de Almeida.

Os dois juntos conceberam o projeto de uma empresa que publicasse obras que ajudassem a estabelecer um intercâmbio mais profundo entre a França e o Brasil.

Céline e Fábio foram colegas em um grupo de pesquisa da Universidade de Dijon, onde ambos trabalharam e estudavam. Casaram-se e mudaram-se para o Brasil.

Goiânia foi escolhida em razão dos vínculos pessoais e profissionais de Fábio, que se formou em História pela UFG, onde hoje dá aulas. Céline começou a trabalhar na fundação da editora, que se propõe a ocupar um espaço, hoje vazio, na edição de textos de acesso restrito.

O primeiro livro do selo ilustra bem essa vocação. “Este é o primeiro livro sobre o pensamento de Alexandre Koyré publicado em português e o 3º ou 4º em todo o mundo”, informa o professor Marlon. “O livro nasceu a partir de um colóquio sobre Koyré que fizemos na UFG em 2008 e que foi muito proveitoso. Em 2009, a Céline me propôs publicar o resultado desse encontro. Isso coincidiu com os 45 anos da morte do filósofo. Eu me apaixonei pelo projeto dela e, além de me sentir entusiasmado e lisonjeado, me considero um partícipe da iniciativa”, comenta.

“Fico muito feliz de haver uma editora com esse perfil em Goiânia. É algo que quase não existe no Brasil.”

Para Marlon, há um grande desafio pela frente. “É uma aposta arriscada porque serão editados autores mais difíceis, com um público menor. Mas também há um público crescente nas universidades que buscam obras como essas.” O livro que organizou contém dez ensaios que abordam ângulos da obra de Koyré, como os diálogos com o pensamento hegeliano, a fenomenologia, a Renascença e a história das ciências. Os próximos projetos da Almeida & Clément Edições incluem o lançamento de duas obras de René Descartes – A Busca da Verdade pela Luz Natural e Dióptrica –, que ajudam a esclarecer o pensamento cartesiano exposto em O Discurso do Método.

O professor Marlon comemora a novidade por uma razão especial. “Serão livros bilíngues, comuns na França, mas raros no Brasil. Isso abre possibilidades de estudo, dando a chance de pesquisa àqueles que querem ler os textos no original.” Outro livro que já está no forno é Jorge Canguilhem – Um Estudo de Pensamento, do francês Pierre Macherey, que negociou os direitos de publicação em termos especiais. A editora pretende lançar obras de pensadores de tradição francófila.


Evento: Lançamento do livro Alexandre Koyré – Historiador do Pensamento e da editora Almeida & Clément Edições
Organizador do livro: Marlon Salomon
Data: Hoje, às 19h
Local: Associação dos Docentes da UFG (Adufg) – 9ª Av., nº 193, Vila Nova