Brasileiros mudam de casa sete vezes durante a vida

Pesquisa indica que estudo, trabalho, casamento e filhos são os principais motivos

 

Rayane Marcolino - Portal Exame - 10/09/2010

 

Rio de Janeiro - Os brasileiros têm dificuldade para encontrar imóveis que se adequem aos diferentes momentos de sua vida, é o que afirma uma pesquisa realizada pela professora Maria Carolina Gomes, da Universidade Federal de Goiás. Segundo o estudo, no país, as pessoas mudam de residência cerca de sete vezes. As razões normalmente são trabalho, estudo, casamento e nascimento dos filhos.

Em geral, a idade do chefe da casa e dos filhos, o estágio de vida familiar e o patrimônio financeiro são os principais fatores que pesam na hora de escolher o tipo de imóvel. Para os jovens, localização, faixa de preço e área do empreendimento são o que mais pesam. Já para as pessoas mais velhas e com maior renda é possível adquirir um imóvel fora da faixa de localização que gostariam, desde que ela seja novo e tenha um padrão elevado.

As informações levantadas pela pesquisa mostram ainda que, à medida que as pessoas vão envelhecendo, elas procuram moradias melhores, mais caras e próximas do trabalho. A mudança na formação das famílias brasileiras também é um fator importante. Com o aumento do número de divórcios no país, cresce a procura por imóveis que possam abrigar famílias maiores, compostas por casais com filhos do atual e do relacionamento anterior.