Jornada realiza cirurgias

Jornada realiza cirurgias

22/04/2010

Começou ontem no Hospital das Clínicas de Goiânia a Campanha de Prevenção à Osteoporose, realizada pelo Departamento de Ortopedia e Traumatologia (D.O.T.) do Hospital das Clínicas  (HC) da UFG. Cem pessoas estão sendo atendidas por dia, sendo 50 de manhã e 50 à tarde e a Campanha vai ser realizada ate amanhã. O horário de atendimento é das 08h às 12h e das 14 às 18h.

Ontem, às 14h30, o número de atendimentos já tinha se esgotado e quem procurou acompanhamento teve que agendar para hoje, pois o aparelho só faz 100 exames por dia.  Segundo o coordenador da campanha, Frederico Barra, o intuito é detectar casos precoces da doença e orientar a população para a importância da prevenção. “Mulheres com idade acima de 50 anos e homens acima de 70 anos poderão procurar o HC nestes dias, onde passarão por avaliação clínica e exame de ultrassonometria de calcâneo.”

Segundo Frederico, dos 50 pacientes atendidos na manhã de ontem, metade será acompanhada em ambulatórios para tratamento. Ana Silva, 62, está entre elas. “Descobri no início do ano passado que tenho osteoporose, e vim hoje aqui no HC para tirar algumas dúvidas sobre a dosagem do remédio que estou tomando”. Agora ela será acompanhada pelos médicos da unidade.

Com dores nas costas e joelho, Fidelina de Oliveira Mota, 73, que teve dez filhos de parto normal, foi ao HC para descobrir se tinha ou não a doença, pois segundo ela, “é melhor prevenir, do que remediar”. Porém, para sua alegria, o resultado do exame foi negativo.

Durante a avaliação, o médico realiza uma entrevista com o paciente para informá-lo sobre os fatores de risco da doença, como tabagismo, fraturas prévias, baixa ingestão de cálcio e sedentarismo. Em seguida, o paciente é submetido ao exame de ultrassonometria de calcâneo, para a detecção da doença. Caso o resultado do exame, que sai em cinco minutos, seja positivo, será solicitada ao paciente a realização, em data posterior à campanha, do exame de densidometria óssea e seu acompanhamento no Ambulatório de Ortopedia do HC.

Além da triagem e realização de exames, um mutirão de cirurgias também está sendo realizado no Hospital. Os ortopedistas vão atender 100 pacientes que necessitam passar por cirurgias de correção de deformidades congênitas e adquiridas da mão, pé, coluna, ombro, quadril, joelho, deformidades neuromusculares e instalação de fixador externo. Estes são pacientes atendidos pelo Ambulatório de Ortopedia do HC, cujas cirurgias já foram autorizadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia.