Menino de ouro da informática

Menino de ouro da informática

Jornal O Hoje – 24/06/2010

 

A medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) 2010 foi conquistada por um goiano. Lucas Emílio Mendes Ferreira, de 13 anos, superou 6.750 alunos de escolas públicas e particulares de todo País. O resultado foi divulgado ontem. Como prêmio, ele vai ganhar um curso introdutório de programação de computadores na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A premiação será realizada em uma cerimônia no próximo dia 10, na Unicamp. Na ocasião, Lucas vai receber a medalha de ouro pela vitória na categoria “Lógica”, disputada por estudantes do ensino médio. Para vencer a disputa, ele teve de se preparar por três meses, cumprindo um cronograma composto por aulas e exercícios, além da realização das provas.

Lucas soube da Olimpíada por um tio, que o inscreveu em um curso preparatório oferecido pelo Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (UFG). Contudo, para participar das aulas na entidade, com outros 76 candidatos goianos, o adolescente também teve de fazer uma prova. No treinamento, ele recebeu conhecimentos introdutórios em lógica, nos sábados à tarde.

Filho de professora e de um técnico em informática, Lucas nunca teve dificuldade na escola. Não tem uma disciplina para apontar como a que se destaca mais, pois, segundo ele, costuma se sair bem em todas. “Desde pequeno, ele era louco por livros. Sempre acompanhei de perto a educação dele, mas não preciso cobrar porque faz tudo direito”, disse a mãe, Cíntia Aparecida Mendes Silva.

Graças à formação do pai, Lucas teve o primeiro contato com um computador aos três anos. Agora com 13, já pensa em seguir carreira na área de Ciências Exatas. “Quem sabe engenharia”, diz o adolescente, que está  “muito empolgado” com o curso que vai fazer na Unicamp.

Outros cinco goianos ficaram entre os 100 primeiros na OBI e também vão receber medalhas. Somente um deles estuda em escola pública (Colégio Militar Hugo de Carvalho Ramos). A OBI existe desde 1999, mas somente neste ano o evento foi difundido em Goiânia, por meio da UFG.  (Alfredo Mergulhão)