ZéCésar lança o livro Capoeira é Luta Nossa

Renata Dos Santos - O Popular

O artista plástico ZéCésar, nome artístico de José César Teatini de Souza Clímaco, lança neste sábado (18), às 19h30, o livro Capoeira é Luta Nossa, no Centro Eldorado dos Carajás. A sessão de autógrafos será embalada por rodas de capoeira. Imagens criadas em computador e textos que se harmonizam com elas compõem a obra do autor, que, além de artista plástico, é percussionista da banda Umbando e professor da Faculdade de Artes da UFG.

Ao longo de 90 páginas e mais de 80 ilustrações, os desenhos feitos no programa paint brush revelam saltos, acrobacias e outros movimentos da capoeira em luta ou dança, captados a partir de um ponto de vista histórico, sociológico e antropológico. ZéCésar conta que a capoeira enriqueceu sua vida e que, por meio dela, teve contato com as mais diferentes pessoas, das mais diversas regiões do Brasil.

Ele afirma que também conheceu ritmos dos mais ricos e variados, instrumentos e manifestações culturais, como candomblé, samba de roda, maculelê, berimbau, atabaques, agogô e caxixi. Essa “viagem” pela capoeira é o que procura mostrar na obra que será lançada hoje. “Tentei apresentar isso no livro de uma maneira gráfica, artística e poética”, explica.

Mestre
Zé César acrescenta que o livro é fruto mais de uma visão de “um artista e de um capoeirista”. “Fui aluno de Mestre Bimba, no curto período em que ele viveu em Goiânia. Ele era uma pessoa de um carisma impressionante”, revela. No livro, Zé César faz referências ao Mestre Bimba, que também era instrumentista – segundo o autor, “excelente tocador de berimbau”.

A obra traz grafismos em homenagem a nomes de capoeiristas locais e de outros Estados. Alguns de Goiânia surgem em laranja (uma das cores do cordão do traje usado pelos praticantes de capoeira), como Charme, Suíno, Guaraná e Goyano. Em tons como azul e roxo, também cores-símbolo da capoeira, surgem menções a Pastinha, Camisa, Deputado, Jamanta, Palito, Coração, entre nomes conhecidos e outros nem tanto da capoeira.

O texto de Capoeira é Luta Nossa é bilíngue (português e inglês). Já a apresentação da obra é assinada pelo antropólogo Danilo Clímaco. Os livros serão doados a escolas, grupos de capoeira e instituições culturais.

Lançamento: do livro Capoeira É Luta Nossa, de Zé César
Data: Sábado (18), às 19h 30
Local: Centro Cultural Eldorado dos Carajás. Rua 83, nº 421, Setor Sul (em frente ao Laboratório Padrão)
Fone: 3218-2986