Perfil de universitários é mapeado no Brasil

Portal Universidade - 21 de Setembro 2010

Servidores de 46 universidades federais de todo o país se reúnem hoje e quarta-feira para participar do workshop de capacitação do Sistema de Informação do Perfil do Estudante dos Cursos de Graduação (SIPE) das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). A abertura do evento acontece amanhã, a partir das 9 horas, no Novotel. O presidente da Andifes, reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), professor Edward Madureira Brasil, e a reitora da UFMS, professora Célia Maria da Silva Oliveira, participam das atividades na Capital.

O SIPE foi desenvolvido pela Faculdade de Computação da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (FACOM/UFMS) e conta com apoio do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace) e recursos da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

O objetivo do sistema é definir e implantar metodologia, mecanismos computacionais e estatísticos para realizar a coleta e análise de informações sobre o perfil dos alunos de cursos de graduação presenciais para aprimorar o planejamento e a execução de polícas de programas de assistência estudantil.

Para o pró-reitor de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da UFMS, professor Milton Mariani, a universidade precisa saber quem são seus alunos para poder implementar políticas públicas de assistência estudantil. O país precisa saber quem são os alunos das universidades federais para que possa reforçar os programas e políticas públicas na área da assistência estudantil, afirma.

Com a implantação do SIPE em todas as IFES, será possível traçar o perfil sócio-econômico dos alunos de graduação. O questionário é eletrônico e está hospedado no site www.sipe.ufms.br. A UFMS já adota o SIPE há alguns anos e esta será a primeira vez que o questionário será aplicado em todas as universidades de forma documentada.