Com mais de 32 mil inscritos, vestibular da UFG bate recorde

O Popular, 04 de novembro de 2010

Medicina registra mais de 5 mil inscritos a 110 vagas e é o curso mais concorrido. provas da primeira fase serão no dia 21 de novembro e as da segunda, em 12 e 13 de dezembro


Marília Assunção

Um bom desempenho no ranking nacional de universidades em 2009 e anos anteriores, a gradual abertura de cursos noturnos e, agora, o aproveitamento das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 (com provas neste fim de semana) podem explicar o número surpreendente de inscritos ao próximo vestibular da Universidade Federal de Goiás (UFG): 34.728 candidatos concorrendo a 5,3 mil vagas em Goiânia, Catalão, Jataí e cidade de Goiás.

O maior número já registrado de candidatos a vagas nos cursos da instituição tinha ocorrido em 2006, com 32 mil inscritos. Neste ano, o curso de Medicina é o mais concorrido com 5,5 mil inscrições homologadas - 50 candidatos disputarão cada uma das 110 vagas. Medicina é oferecido apenas em Goiânia, cidade onde também estão os outros nove cursos mais concorridos nesse vestibular (veja quadro). O segundo mais disputado é Engenharia Civil com 34 candidatos por vaga.

Para a pró-reitora de Graduação da UFG, Sandramara Matias Chaves, a explicação para o número recorde de candidatos está, especialmente, na junção dos fatores boa avaliação pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e oferta de cursos noturnos. "Acredito que pesou a grande maioria dos nossos cursos estarem muito bem avaliados e, consequentemente, a UFG ter vários cursos com notas máximas, além da ampliação de vagas e cursos noturnos. Há um reconhecimento porque a UFG figura entre as melhores pelo Inep, inclusive no cursos de alta demanda", analisou ela, que reconhece também a influência do Enem.

As considerações da pró-reitora são sustentadas em dados concretos. No ano passado, o Índice Geral de Cursos, medido pelo Inep, mostrou que a UFG era a 22ª melhor entre 182 universidades. A UFG foi classificada como a segunda melhor da Região Centro-Oeste, atrás apenas da Universidade de Brasília. O índice foi calculado com base nas notas que as instituições obtiveram no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2008, na avaliação dos alunos com relação à infraestrutura da instituição, levando em conta ainda as notas dos cursos de mestrado e doutorado, concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Provas


A primeira etapa do Vestibular 2011-1 da UFG está marcada para o dia 21. A segunda etapa será nos dias 12 e 13 de dezembro. Poucos cursos, dos 123 oferecidos pela instituição, tiveram menos candidatos inscritos do que vagas, sendo dois em Goiânia (Museologia e Música/Regência), três em Jataí (Física, Matemática e Química), e dois em Catalão (Física e Geografia. O novato, dança, ficou com 56 inscritos a 40 vagas.


Ifes oferecem 650 vagas pelo Enem em Goiás

Carla de Oliveira

Instituições federais de ensino superior em Goiás irão disponibilizar 650 vagas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação, que são preenchidas a partir das notas obtidas pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas provas serão aplicadas no próximo fim de semana.

As vagas estão distribuídas no Instituto Federal de Goiás (IFG), Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e Universidade Federal de Goiás (UFG), neste caso para um grupo de cursos com vagas remanescentes do último vestibular. A UFG também utilizará a nota do Enem para compor o resultado final do vestibular 2011/1, diferente do uso feito nos anos anteriores quando o resultado do exame compunha parte da nota da primeira etapa do concurso.

Pró-reitora de Graduação da UFG, Sandramara Matias explica que, este ano, a universidade utilizará o Enem de duas formas. Uma delas é a oferta de 183 vagas, remanescentes do vestibular 2010, que serão ofertadas pelo Sisu e preenchidas integralmente com a nota do Enem.

A outra modalidade, explica, é no vestibular tradicional que utilizará a nota do Enem, no caso dos candidatos que fizerem essa opção, para compor o resultado final do vestibular. A nota do Enem, na UFG, só será considerada entre os candidatos aprovados para a segunda etapa, que tenham feito a opção.

IFG


Para o vestibular 2011, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) ofertará 160 vagas em cursos superiores pelo Sisu. De acordo com o diretor Acadêmico do instituto, Arquimedes Lopes, a instituto faz o preenchimento de suas vagas de duas formas: pelo vestibular tradicional, que encerrou
 inscrições ontem, e pelo Sisu, para onde foram destinadas 20% das vagas. Outra instituição que irá utilizar a nota do Enem é o Instituto Federal Goiano (IF Goiano), que destinou 30% de suas vagas, num total de 307 vagas, para o Sisu.


O reitor do instituto, José Donizete Borges, explica que esta é a segunda vez que serão disponibilizadas vagas pelo Sisu. Na primeira vez, afirma, nem todas as vagas foram preenchidas, mas ele considera que seja um processo natural, já que se trata de uma opção nova.

O desempenho obtido no Enem tem sido utilizado, por muitos estudantes, para facilitar o acesso à universidade. A vestibulanda Ana Cláudia do Nascimento Coutinho, de 19 anos, tenta uma vaga no curso de Medicina.

Com participação em outras duas edições do Enem, ela decidiu fazer a prova novamente, de olho nas alterações feitas, para obter um melhor desempenho e, com isso, aumentar suas chances de ingresso na universidade.

No próximo final de semana, 113.375 estudantes irão participar do Enem em Goiás. As provas serão aplicadas no sábado e no domingo, a partir das 13 horas. Os portões dos locais de provas serão abertos às 12 horas.