Fórum de Agroecologia propõe adoção de agricultura abrangente

Notícias de Goiás/Goiás Agora, 13 de outubro de 2010

Propor uma agricultura abrangente, que seja socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente sustentável. Esta é a principal premissa da Agroecologia. Em Goiás, as discussões e estudos neste caminho tiveram como ponto de partida e referencial o Curso de Agricultura Alternativa, promovido pela Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás - UFG, em junho de 1989.

Desde então já se passaram 21 anos no contexto de evolução da agroecologia em Goiás. Agora surge a proposta de um novo marco: o I Fórum Goiano de Agroecologia. Promovido pela Escola de Agronomia da UFG, o evento será realizado de hoje até sexta-feira, dia 15, no auditório da Faculdade de Direito da UFG, na Praça Universitária, em Goiânia. No sábado, dia 16, será realizada uma visita técnica às propriedades agroecológicas Fazenda Nossa Senhora Aparecida e CEFAEH/ Hidrolândia. A Seagro e a Emater apoiam o evento.

O Fórum se caracteriza como um espaço de troca de experiências e práticas, bem como o compartilhamento do conhecimento advindo de pesquisas e estudos voltados às práticas agroecológicas, debate de conceitos e articulação da comunidade de produtores familiares, produtores rurais, extensionistas, agrônomos, professores, pesquisadores, entre outros. O objetivo é fortalecer a agricultura familiar, a formulação de propostas, o aprofundamento da prática e o desenvolvimento da agroecologia em Goiás.

Vários temas serão debatidos durante o I Fórum Goiano de Agroecolocia, como a assistência técnica e extensão na produção agroecológica; manejo agroecológico na agricultura familiar, financiamentos e políticas públicas, indicadores de sustentabilidade na agrofloresta, entre outros. O grande destaque é a presença da professora Ana Maria Primavesi, que coordena a Conferência Magna  sobreo tema A Agroecologia na Agricultura Familiar. As inscrições podem ser feitas pelo site www.agro.ufg.br e mais informações estão disponíveis no mesmo site.
Mais informações: (62) 3521-1552