Mais de 100 mil estudantes fazem o Enem

 

Mais de 100 mil estudantes fazem neste sábado (06) e domingo (07) o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Goiás. Os portões dos locais de provas serão abertos às 12 horas. As provas começam às 13 horas e hoje serão encerradas às 17h30. Amanhã, o período vai até as 18 horas.

Com isso, os alunos terão aproximadamente 3 minutos para responder a cada uma das 90 perguntas. Para controlar o tempo, os aplicadores da prova avisarão a todos os candidatos quando estiver faltando meia hora para o fim da prova. Todos eles deverão também informar aos participantes do exame que perguntarem as horas em qualquer momento.

Em todo o País, 4,6 milhões de estudantes se inscreveram para fazer o exame. Em Goiás, são 113.375, sendo que 13.658 buscam a certificação do ensino médio, uma possibilidade prevista no exame.

A vestibulanda Ana Cláudia do Nascimento Coutinho, de 19 anos, é uma das inscritas em Goiás. A estudante tenta uma vaga no curso de Medicina na Universidade Federal de Goiás (UFG). Ana Cláudia decidiu refazer o exame depois que a UFG decidiu utilizar a nota em seu vestibular.

Institutos
Além da UFG utilizar o Enem para compor parte da nota de seu vestibular, outras instituições federais utilizam o exame para preenchimento de vagas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação.

Para o vestibular 2011, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), ofertará 160 vagas em cursos superiores pelo Sisu. O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) destinou 307 vagas para o sistema - um terço do total.

Os candidatos deverão comparecer munidos de documento de identificação original, cartão de confirmação da inscrição e caneta esferográfica preta. Não será permitido o uso e porte de aparelhos celulares ou outros que possiblitem comunicação, bem como calculadoras. Hoje serão aplicados os testes das áreas Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Amanhã é dia das provas nas áreas Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, além de Redação e Matemática e suas Tecnologias.